Um vestido de noiva para mulheres com paralisia cerebral

Professora do SENAI cria vestido de noiva para mulheres com paralisia cerebral
Com modelagem diferente, a roupa se adapta melhor ao corpo e é mais fácil de vestir do que os modelos tradicionais
Por Nei Flávio Meirelles

Para pessoas com paralisia cerebral, que têm dificuldade para controlar os movimentos, vestir roupa pode ser uma tarefa penosa. “Há mães que precisam cortar as roupas e diferentes lugares para vestir seus filhos”, diz Leny Pereira, professora de tecnologia em gestão de moda do Senai do Paraná.

Pensando nisso, Leny desenvolveu roupas voltadas a pessoas com dificuldade para vestir roupas comuns. “Criei uma modelagem específica que pode minimizar o sofrimento de quem não têm o equilíbrio para vestir-se sozinho”.

Uma das criações da professora é um vestido de noiva. O modelo tem duas peças: saia e blusa. A parte de cima abre na lateral e se desdobra em várias partes para se adaptar em corpos com atrofias.

A ideia de explorar este nicho de mercado veio com a observação de pessoas com deficiência. O vestido de Leny foi um dos projetos inscritos na mostra “Inova Senai”, que acontece durante a 6ª Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro. Assim que fez sua inscrição, a professora recebeu o patrocínio para bancar sua pesquisa e comprar os tecidos. “Agora é partir para a industrializaçã o”, afirmou a futura empresária.

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI126592-16368,00-PROFESSORA+DO+SENAI+ CRIA+VESTIDO+DE+NOIVA+ PARA+MULHERES+COM+PARALISIA+CEREB.html

Fonte: InfoAtivo DefNet

One Comment

  1. Parabéns pela brilhante idéia. Vc é com certeza pioneira na criação de vestido desse porte.
    Um grande abraço
    muriel
    * Muriel faz palestras sobre síndrome de Down.

    * 1994 – Criou o 1º curso de catequese, para pessoas com deficiência intelectual, possibilitando desda forma que pudessem fazer a primeira comunhão.
    * 2.000 – Criou a 1ª sala de bate-papo para portadores de deficiência. Pelo ineditismo noticiasram o fato o Diário Popular, 14/03/2000 (caderno informática, págs. 1 e 3); O Globo, do Rio de Janeiro (caderno Informática, pg. 7); O Estado de São Paulo e outros.
    ***Consta na ata da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo “ATO DE LOUVOR” poe esse feito.
    * 2000 – Criou o primeiro site do mundo de encontros para portadores de deficiência, O Site Grandes Encontros http://www.grandesencontros.com.br .

    * 2005 – Participou do grupo Movitae – estudo da célula tronco. Aprovado 04 de março de 2005, Câmara, Brasília.

    * 2006 – 10 de maio – agraciada, com o troféu: “Mulher de sucesso 2006”, Câmara Municipal de SP.

    * 2009 – 01 de julho – homenageada pelo SBT – programa Ratinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *