Um game, lançado no Brasil na semana passada, pode auxiliar professores do ensino médio em sala de aula. O jogo educativo, denominado Conflitos Globais – América Latina, foi apresentado na USP, por meio de palestra do professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA).
Desenvolvido pela empresa dinamarquesa “Serious Game Interactive”, o game, criado para ser utilizado em computadores, já recebeu vários prêmios internacionais, como o “Nordic Game Nominee” (2008, 2009), o “IndieCade Finalist” (2008, 2009) e o “KEK Most Creative Product” (2006).
Segundo Schwartz, responsável por trazer o jogo ao Brasil, o game é uma das primeiras experiências na universidade em relação a essa plataforma. “Quase nada é falado e estudado na universidade em relação aos games. Atualmente, a indústria de jogos é muito maior que a [indústria] do cinema e é importante que o País tenha presença significativa nessa nova área”, afirma Schwartz.
O jogo traz novas formas de abordar temas multidisciplinares de importância global e permite que professores e alunos interajam coletivamente com a plataforma virtual. Possibilita a integração de um jogo educativo às novas mídias, além de servir como suporte pedagógico para alunos e professores do ensino médio. Temas atuais e de grande impacto global poderão ser ensinados a alunos a partir de uma plataforma digital, fazendo com que compreendam melhor alguns problemas da América Latina.
______________________
Fonte: Envolverde/Nota 10