Os conselhos tutelares vivem um quadro caótico, disseram os especialistas que debateram a situação desses orgãos na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira-feira (31). Presidente da comissão, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o fortalecimento e a reestruturação dos conselhos espalhados por todo país. Esta seria uma forma de dar maior proteção, garantia e cidadania às crianças e aos adolescentes, especialmente aqueles que são vítimas de violência.
A audiência pública debateu as atribuições e responsabilidades dos conselhos e dos conselheiros tutelares. Compete a cada conselho tutelar zelar pelo cumprimento dos direitos estabelecidos no artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Cristovam também propôs a criação da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, que funcionaria junto à Presidência da República, nos mesmos moldes das secretarias da Mulher, da Juventude e da Igualdade Racial.
Também participou dos debates o senador José Nery (PSOL-PA). Ele garantiu que os conselhos tutelares “são desrespeitados” na grande maioria dos municípios brasileiros.
Nery defendeu a aprovação de uma emenda ao Orçamento da União de 2011 para destinar recursos para reestruturar os conselhos tutelares e melhorar a capacitação e formação de seus respectivos conselheiros. A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) concordou e disse ser necessário que os conselhos tutelares constem do Orçamento da União.
Caos
Para Fábio Feitosa da Silva, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), apesar de os conselhos tutelares existirem em 98% dos municípios, a maioria não funciona de forma adequada.
– Atualmente, os conselhos tutelares enfrentam o caos. Em alguns municípios sequer há um local para o seu funcionamento. Em outras unidades falta estrutura para trabalhar, incluindo até telefones – informou Fábio Feitosa, que defendeu a aprovação da Política Nacional da Criança e do Adolescente, elaborada pelo Conanda.
Tânia Cubiça, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que os conselhos tutelares poderão melhor atender crianças e adolescentes após a aprovação de uma lei que reconheça a função do conselheiro.
Já Alexandre Nascimento, representando o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, lastimou que lideranças comunitárias sem qualquer formação e capacitação técnica tomem parte dos conselhos tutelares. Ele também criticou a politização dos conselhos, já que prefeitos chegam a indicar membros, “como os cargos pertencessem a eles”.
Oto de Quadros, secretário executivo do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, garantiu que os conselhos tutelares não têm prioridade nos municípios e chegam a funcionar até nos corredores das prefeituras. Defendeu também eleição direta para escolha dos conselheiros.
__________________
Fonte: Agência Senado
Sou conselheira em uma pequena cidade do interior de São Paulo, e a nossa realidade é essa nos falta condições para trabalhar não temos um telefone fixo, somente um celular que é revezado durante os dias da semana.E a eleição aqui é feita pelo povo é eles que votam e decide quem será os conselheiros(a).mas sou totalmemte á favor de novos projetos que melhora os conselhos tutelares e capacita conselheiros
Fui conselheira tutelar de 1996 a 1999 e desde aquele tempo os conselheiros já eram desrespeitados pelo então prefeito César Maia que não reconhecia os conselhos tutelares e apenas tolerava por ser lei federal e não poder acabar com os mesmos. Hoje passados mais de 10 anos os cts continuam sendo mal estruturados servindo de trampolim político. A população desconhece a importância dos cts e votam induzidas por igrejas e politicos param servirem a interesses destes ou ao seu próprio. Enquanto isso o povo é mal servido por ignorar a real função dos cts. Ao lado da minha casa houve abuso sexual com uma criança com problemas neurologicos, eu mesma denunciei à conselheira que mora no mesmo local. Resultado: o agressor ficou impune e a criança foi levada pra igreja pois estaria com o demônio no corpo!! Isso acontece com frequencia pois a tal igreja dominou os cts do Brasil!!! Estamos perdidos!!!