Autor: Maria Sylvia C. Carneiro
Editora: Papirus Editora
ISBN: 978-85-308-0868-6
Edição: 2008
Sinopse
O livro trata da deficiência intelectual como condição que se estabelece mediante as relações sociais. Apoiada na abordagem histórico-cultural, sobretudo nas contribuições de Vygotsky, a autora mostra que, mesmo diante de alterações orgânicas – sejam elas estruturais ou funcionais do sistema nervoso – é na interação em sociedade que o indivíduo vai se desenvolver, ou não, como deficiente mental.
São apresentadas histórias de vida de alguns adultos com síndrome de Down que, em diferentes contextos, freqüentaram o ensino comum e chegaram à universidade. O olhar atento a essas e a outras histórias de ruptura pode nos ajudar a entender como a constituição dos seres humanos, mesmo em circunstâncias de desvantagem, está sempre vinculada à relação com os demais.
Sumário
Introdução
1 Deficiência mental
Diferentes olhares sobre a deficiência mental a partir de Jean Itard
O conceito de deficiência mental hoje
2 A abordagem histórico-cultural e os estudos de defectologia
O contexto histórico-cultural
A abordagem proposta por Vygotsky
Os estudos de defectologia
A deficiência mental como produção social
3 As histórias de vida como estratégia metodológica
O uso de métodos narrativos na pesquisa sobre deficiência mental
A construção da amostra: o perfil dos sujeitos
As entrevistas
A elaboração das histórias
4 As histórias de Ivan, Paula e León
Algumas particularidades das pessoas com síndrome de Down
Sobre a apresentação das histórias
A história de Ivan
A história de Paula
A história de León
5 Algumas reflexões a partir das histórias
A ruptura com os prognósticos negativos e a construção de outras possibilidades de desenvolvimento
A escolarização no ensino comum
A imagem que cada sujeito mostra de si
As vivências no mundo do trabalho
Palavras finais
Anexo
Referências bibliográficas