Diniz, o mais novo fã da audiodescrição

Na terça feira 13/03 tive a oportunidade de assistir, pela 1ª vez, a um filme com audiodescrição e gostaria de falar um pouco sobre essa experiência.

O recurso consiste na descrição de todas as informações que se compreende visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

Há algumas semanas recebi um e-mail do ator e audiodescritor Leonardo Rossi, em que apresentava seu blog e um podcasting que mantém na internet. Ele me encontrou através de um amigo em comum, que indicou o Mundocegal.

Ao acessar seu podcasting, fiquei surpreso com a qualidade do trabalho que ele desenvolve. Tem uma interpretação fantástica, onde atua com segurança e domínio do que faz. Então procurei me inteirar mais acerca desse trabalho e passamos a manter contato.

Nessa troca de e-mails, ele me falou do Cinesesc, um festival com os melhores filmes do ano de 2009. Me repassou a programação onde todas as seções contavam com audiodescrição e legendas. A Iguale foi quem desenvolveu o trabalho de audiodescrição nesse festival e, na terça, em São Paulo, tive a oportunidade de assistir ao filme “No Meu Lugar” onde, coincidentemente, o audiodescritor era justamente o Leonardo, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente.

A sensação ao assistir um filme com audiodescrição é indescritível. Uma tamanha independência nos transporta ainda mais para dentro da tela. Através do que ouvimos, seja pelo tom de voz das personagens, trilhas musicais, efeitos sonoros e outros elementos auditivos do filme, nós, com deficiência visual, conseguimos compreender muito pouco do que acontece, o que nos permite acompanhar, de maneira bastante limitada, o desenrolar de uma história, por exemplo.

Já com a audiodescrição, temos acesso ao que a pessoa que enxerga está vendo na tela, o que aumenta de maneira significativa nosso nível de compreensão e acompanhamento.

Esse recurso nos oferece uma acessibilidade muito mais ampla e efetiva sobre ao que assistimos na TV, cinema e vídeo.

A Iguale e o Leonardo Rossi estão de parabéns pelo excelente trabalho.

Acesse e acompanhe o Blog do Diniz

_________________________

Fonte: Blog da Audiodescrição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *