
“Quando mostramos um respeito profundo por aquilo que a criança faz, por aquilo que ela se interessa, todas as nossas ações se tornam impregnadas de um conteúdo que enriquece a personalidade: desenvolve a segurança afetiva, a consciência e a auto-estima da criança.”
(fragmento do livro Educando os três primeiros anos – Judit Falk. Ed. JM)
O Instituto Pikler-Lóczy de Budapeste atualmente reúne um orfanato, uma creche e um centro de pesquisa e formação reconhecidos internacionalmente. Sua fundadora, a médica húngara Emmi Pikler foi uma grande pioneira em sua época e suas propostas continuam sendo inovadoras.
A base do trabalho é uma visão da criança como um ser que por um lado necessita sentir-se segura, querida e compreendida, mas por outro lado é capaz e competente em muitos aspectos desde as primeiras semanas de vida. Pikler propõe a educação de 0 a 3 anos em um ambiente de respeito e confiança, onde se atende às suas necessidades e ao mesmo tempo se dá tempo, espaço e oportunidade para que este ser se desenvolva em todo o seu potencial, para que as crianças possam crescer em harmonia, saudáveis e satisfeitas.
Programação:
O que é e como funciona o Instituto Pikler-Lóczy
Um olhar sobre a liberdade e autonomia dos bebês
Desenvolvimento motor de 0 a 3 anos
Brinquedos, espaços e ambientes favoráveis ao desenvolvimento
A relação entre adulto e criança
Relação de qualidade. O que significa?
Sonia Kliass
Psicóloga formada na PUC de São Paulo e especialista em desenvolvimento infantil. Em 1996 participou de um Simpósio Internacional e cursou os quatro módulos de formação no Instituto Pikler-Lóczy de Budapeste. É sócia fundadora da Associação Pikler-Hengstenberg da Cataluña. Atualmente mora na Espanha e trabalha dando palestras, cursos e assessoria a famílias e profissionais.