Edgar Morin estará na conferência Os Sete Saberes para uma Educação do Presente

A Conferência Internacional – Os Sete Saberes para uma Educação do Presente, com a presença do sociólogo e filósofo Edgar Morin, acontece de 21 a 24 deste mês, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. A promoção é da representação da Unesco no Brasil e realização da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Católica de Brasília. A procura superou as expectativas e o prazo de inscrições, que iria até 20 de setembro, foi encerrado hoje. “Uma negociação está sendo feita para abrir mais vagas em espaços de teleconferência”, informa a Profa. Lucia Helena Fonseca Granjeiro, do Comitê Organizador.

O encontro internacional acontece dez anos depois de lançada a obra “Os Sete Saberes para uma Educação do Futuro”, de autoria de Edgar Morin, elaborada a pedido da Unesco, o organismo das Nações Unidas voltado para a Educação, Ciência e Cultura. Os tópicos da obra nortearão o programa da Conferência são eles: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.

Cerca de mil pessoas são esperadas para o encontro de forma presencial e havia a previsão de mais cinco mil participantes a distância, em salas de teleconferência espalhadas pelo País. Com a grande procura, a professora Lúcia Helena, representante da UECE no Comitê Organizador, explica que uma negociação está sendo feita entre a Universidade, o hotel e o Ministério da Cultura para ampliar as vagas nos espaços de teleconferência.

A Profª Lúcia Helena considera o evento é da maior importância uma vez que, ao final, será produzido um documento a ser encaminhado à Assembléia Geral das Nações Unidas com recomendações e sugestões para a Educação em nossas sociedades. “Acreditamos que é possível ter um novo paradigma de educação para o mundo”, diz a professora.

Ela conta que a Conferência começou a ser gestada na Universidade Católica de Brasília, de onde a professora Maria Cândida Morais coordena grupos de pesquisa sobre os Sete Saberes. Em contato com a Uece, houve boa receptividade e, segundo Lucia Helena, trazer a Conferência para o Ceará foi uma forma também de descentralizar o debate. Na Uece, ela destaca o apoio que o comitê tem recebido do Reitor Francisco de Assis Moura Araripe e da Pró-Reitora de Extensão da Celina Ellery.

Para mais informações acesse o site www.uece.br/setesaberes.

Contato: Profa. Lúcia Helena Fonseca Granjeiro (UECE), do Comitê Organizador – (fones: 85 3101 9654 e 3101 9655)

(fone: 85 3224 5509) – Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto

________________________

Fonte: Agência da Boa Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *