
A ministra Maria do Rosário comunicou que o atual secretário interino, Antonio José do Nascimento Ferreira, assumirá a titularidade da Secretaria Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência (SNPD), durante reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). Ela destacou o empenho e compromisso de Antonio nas causas da pessoa com deficiência, ressaltando que sua vida pessoal demonstra preparação para o exercício do cargo.
O presidente do Conade, Moisés Bauer, parabenizou a ministra pela sua escolha ao indicar Antonio José como secretário. Moisés aproveitou ainda para destacar a importância da campanha de acessibilidade durante os jogos de futebol, com a entrada do bandeirão.
Antonio José do Nascimento Ferreira, 39 anos, vem do movimento social das pessoas com deficiência; foi o primeiro presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), no momento em que o movimento de cegos foi unificado. Em Recife, trabalhou por oito anos como Gestor de Política Pública para Pessoas com Deficiência. No ano de 2010 exerceu o cargo de coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em 2011 assumiu a chefia de gabinete da SNPD e há um mês exerce o cargo de secretario nacional interino.
Na mesma ocasião, a Ministra lançou a Publicidade de Utilidade Pública (PUP) Cidade Acessível é Direitos Humanos. Ela assinou Portaria que institui uma comissão para o acompanhamento e monitoramento de políticas públicas em prol das pessoas surdas, demonstrando que as obrigações assumidas com a Convenção, sobre os direitos das pessoas com deficiência, estão sendo cumpridas.
A campanha Cidade Acessível é Direitos Humanos, que conta com todos os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda e intérprete de Libras), tem duração de 1 minuto, estando ainda segmentada em três temas (Educação Inclusiva; Semáforos Sonoros; e Guias Rebaixadas e Ônibus Acessíveis) de 30 segundos. A PUP está disponível à imprensa para veiculação gratuita e também aos conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência como material educativo.
Fonte: SDH
Gostaria de dizer que a nova chefe de gabinete da SNPD, Sueli Dias, escolhida pela ministra Maria do Rosário, tem experiência tecnica e capacidade de diálogo político e com o movimento social e está na SDH desde 2003.Vinha atuando como secretária executiva e posteriormente coordenadora geral da comissão de avaliação das pensões de indenização por danos morais às pessoas atingidas pela hanseníase que foram confinadas compulsoriamente em hospitais colonias por cerca de 40 anos no Brasl.
A presençade Sueli Dias, ex colaboradora direta do ministro DH Nilmário Miranda, traz um alento e grande expectativa de vigor na SNPD. Muita sorte na difícil tarefa.
Por sinal, a SDH anunciou a veiculação de material que a equipe anterior deixou pronto para lançamento – a publicidade de utilidade pública do projeto Cidade Acessível é Direitos Humanos. Tive a oportunidade de informar à ministra a importância do projeto que começou com 6 cidades e pode ir adiante, envolvendo as cidades sede de Copa, além de Fortaleza e Rio de Jneiro que já fazem parte. As outras cidades que investem em acessibilidade e estão no projeto são Campinas, Goiania, Joinville e Uberlandia. Que seja mais uma oportunidade de honrarmos o compromisso com as pessoascom deficiência, investindo em sensibilização e informação ao público, seguinte a CDPD da ONU.