Por Carolina Montenegro
Neste mês de novembro, o PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas) iniciou consultas públicas em vários estados do país para definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, que será lançado em 2009.
Segundo o coordenador do projeto, o economista Flávio Comim, a questão da inclusão das pessoas com deficiência foi destacada por muitos dos participantes. “Em São Paulo e Belo Horizonte várias pessoas levantaram o tema”, afirmou durante a única audiência do Distrito Federal, que aconteceu em Taguatinga nesta quinta-feira (27).
A consulta na capital de Minas Gerais ganhou tradução simultânea em Libras para o público com deficiência, que somou 100 pessoas, segundo a assessoria do PNUD. No total, cerca 300 pessoas participaram do evento em Belo Horizonte e 85 em São Paulo.
“Acredito que o tema das pessoas com deficiência ainda está faltando no debate para o desenvolvimento humano hoje. Nós já falamos sobre combate à pobreza, questões de gênero e direitos das crianças, mas ainda não abordamos enfaticamente a inclusão”, disse Comim.
“Mas o desenvolvimento do Brasil e o cumprimento dos Objetivos do Milênio da ONU passam definitivamente por este segmento. Então, isso mostra como o critério de desenvolvimento humano ainda pode ser melhorado”, acrescentou.
Para contornar a situação, o PNUD também planeja disponibilizar o relatório em CD, DVD, cartilhas em braille e arquivo de áudio na internet a fim de promover o acesso a pessoas com deficiência visual e auditiva. “Ainda estamos definindo quais seriam os formatos mais adequados para atender a estes públicos”, explicou o economista.
Nesta semana, Belém e Brasília sediaram consultas. Entre os outros temas destacados estavam: educação, corrupção, saúde e segurança pública. É a primeira vez que a população brasileira poderá expor suas preocupações e ajudar o PNUD a propor soluções e políticas públicas para o país.
No encontro, as pessoas respondem a duas perguntas: “O que precisa mudar no Brasil para sua vida melhorar? E para mudar de verdade?”. Depois, alguns participantes voluntariamente explicam suas respostas aos demais presentes.
Também é possível participar do processo de consulta, chamado “Brasil Ponto a Ponto”, pela internet no site www.pnud.org.br, até março de 2009. As audiências terminam em dezembro e os resultados das consultas servirão de base para os quatro cadernos que formarão o relatório e deverão ser publicados até 2010.
http://www.objetivosdomilenio.org.br/
Fonte: Agência Inclusive

Prezados,
gostaria de saber mais informações sobre a consultas pública para definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, que será lançado em 2009.
Quando foi, quem participou, quem organizou, onde foi, etc. … em Belo Horizonte – Minas Gerais .
Agradeço a atenção!