Empatia é uma habilidade essencial em um mundo definido por rápidas mudanças – é fundamental para as habilidades sociais, trabalho em equipe e liderança para contribuir com o sucesso da sociedade.
Como o ritmo de mudança se acelera, o nível de empatia necessária para colaborar no trabalho ou em outros tipos de equipes que trazem a mudança para o mundo é maior do que nunca.
Se você não for perito em empatia, você está limitando severamente suas oportunidades de contribuir com a sociedade, além de correr o risco de ficar para trás. Se quisermos criar um mundo onde todos possam atuar, dar ideias e criar valor, devemos entender, praticar e desenvolver a empatia.
A empatia é mais do que conscientização e preocupação. Trata-se de sensibilidade cultural e resolução de conflitos. Está relacionada com a capacidade de se comunicar de forma eficaz e compreender as motivações dos outros. Empatia é envolver-se, descobrindo o que está abaixo da superfície através da escuta ativa e colocando as palavras em prática.
Esta é a razão pela qual a Ashoka está lançando uma iniciativa global para garantir que as crianças dominem a habilidade da empatia, permitindo que elas possam exercer seu papel como cidadãos, líderes, e inovadores de maneira efetiva.
Criar o futuro que vislumbramos requer repensar nossa abordagem junto à cultura e currículos escolares. Através do lançamento do desafio colaborativo online “Ativando Empatia: Transformando Escolas para Ensinar o que importa”, estamos desafiando professores, diretores, pais, alunos e outros inovadores a compartilharem ideias – seja com um projeto, um programa ou uma experiência de aprendizagem – para avançar com a empatia na educação.
Participe deste desafio para compartilhar sua paixão na criação de um mundo orientado por empatia e colaboração, liderado por jovens inovadores que foram bem sucedidos em sala de aula e na sua jornada de vida.
Ativando Empatia é um desafio colaborativo global para buscar as melhores ideias, programas e modelos de aprendizagem ao redor do mundo que:
– Incentivam o desenvolvimento social e emocional
– Promovam diversidade na comunidade, respeito às diferenças e façam com que crianças desenvolvam soluções para os problemas do mundo real em vez de atuarem como simples expectadores.
Para mais informações, veja as orientações e critérios e a página prêmios.
Parabéns pelo projeto e ações.