Coleção de livros promove inclusão

Capas dos livros empilhadas

A ONG Unimultiplicidade e o Centro de Convivência Movimento têm o prazer de apresentar  uma nova série de livros voltada para a inclusão. No total, são seis volumes repletos de ilustrações e com preocupação pedagógica e didática diferenciada. Os dois primeiros volumes da série, publicados pela Memnon Edições Científicas, recontam histórias já conhecidas do público em geral, como “Os Três Porquinhos” e “Branca de Neve e os Sete Anões”, mas de maneira diferente da habitual, usando símbolos pictográficos que auxiliam a narração e contam a história não apenas para pessoas com deficiência, como também para as que ainda não passaram pelo processo de alfabetização.

Seguindo o mesmo método desenvolvido por Oscar Oñativia, durante a década de 60, na  Argentina, os outros quatro volumes da série possuem um formato maior do que os demais e contam lendas do folclore brasileiro: “Curupira”, “O jurutaí e a Lua”, “As travessuras do SaciPererê” e “Gralha-Azul”. Os textos foram escolhidos de modo que possam trabalhar temas relacionados, atuais e relevantes, como a proteção ambiental.

Método especial de criação

Os livros que integram a coleção lançada pela ONG Unimultiplicidade são criados dentro de oficinas realizadas no Centro de Convivência Movimento. As histórias são escolhidas pelos técnicos, que também distribuem as cartelas necessárias para que os participantes recontem as histórias populares, enquanto as mesmas são narradas para eles.

As cartelas com elementos pictográficos possuem cores diferentes, de acordo com a classe  de palavras ou formas gramaticais da língua portuguesa. Os verbos, por exemplo, são representados na cor alaranjada, enquanto os símbolos remetem à arte dos homens da caverna e, segundo Oñativia, fazem parte da nossa herança filogenética. Essa técnica, conhecida como Método Integral, promove a inclusão, visto que não restringe a escrita e a leitura a uma única forma de acesso. Essa é uma das razões que tornam essa coleção de livros tão adequadas para pessoas com deficiência ou que ainda não passaram pelo processo de alfabetização.

Como comprar

Os pedidos de livros podem ser feitos diretamente com a representante de vendas da  Unimultiplicidade, Mauriceia, pelo email dialogos.mauri@gmail.com

Consulte condições especiais para pedidos em grandes quantidades. Temos descontos para  instituições educacionais.

Sobre o Centro de Convivência Movimento

O Centro nasceu em 1992, promovendo pequenas atividades de entretenimento para pessoas com autismo. Ao longo desses mais de 20 anos de existência, as atividades foram aumentando devido aos pedidos dos pais e familiares e, hoje, a instituição atende jovens e crianças especiais, com deficiência intelectual e/ou autismo, preparando-as para uma vida voltada à autonomia.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *