Secretário-Geral pediu ajuda global para criar plano de desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência para a agenda pós-2015; declaração foi feita na reunião de alto nível sobre o assunto na Assembleia Geral.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os líderes mundiais estão reunidos na Assembleia Geral para “quebrar barreiras e abrir portas” para as pessoas com deficiências.
Ban fez a declaração durante a reunião de alto nível sobre pessoas com deficiência e desenvolvimento, que está sendo realizada nas Nações Unidas.
Agenda Desenvolvimento
O chefe da ONU pediu ajuda da comunidade internacional para criar e avançar com uma agenda de desenvolvimento inclusiva para as pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência.
Ban Ki-moon afirmou que deficiência não é incapacidade. Ele fez um apelo para que os países ratifiquem a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Dificuldades
Participando da reunião na Assembleia Geral, o Secretário brasileiro de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, falou à Rádio ONU, sobre as
dificuldades enfrentadas pelo grupo.
“As pessoas com deficiência padecem ainda da necessidade de que a sociedade possa vê-las sob um aspecto de mais igualdade e autonomia. E que garanta a essas pessoas plena inclusão. A equiparação de oportunidades às demais pessoas é uma luta das pessoas com deficiência mundialmente, mas
avaliamos que temos avançado pouco a pouco.”
Leis
O observador da Missão do Brasil na ONU, na condição de representante do Conselho Federal da OAB, Joelson Dias, conversou também com a Rádio ONU sobre a implementação das leis que protegem essas pessoas.
“Lamentavelmente o desafio que é a implementação da legislação. Não somente no Brasil, como hoje já podemos dizer na maioria dos países, há evidente preocupação em se adotar medidas administrativas, em se adotar leis, buscando a afirmação desses direitos das pessoas com deficiência.”
Minoria
O Secretário-Geral disse ainda que as pessoas com deficiência formam o maior grupo de minorias do mundo, com mais de 1 bilhão vivendo nessas condições.
Segundo Ban, a deficiência faz parte da condição humana. Ele afirmou que quase todos ficarão temporariamente ou permanentemente impossibilitados de fazer alguma coisa em um determinado momento da vida.
O chefe da ONU disse que todos devem agir agora para acabar não só com a barreira física, mas também com as barreiras de atitude, entre o estigma e a discriminação.
Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2013/09/ban-juntos-estamos-aqui-para-quebrar-barreiras-e-abrir-portas/