Por Patricia Almeida
Não é que existe um lugar completamente acessível no Rio de Janeiro, e eu estive lá ontem?! É o Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca. Com corredores largos e chão liso, o shopping é uma maravilha pra quem usa cadeira de rodas. Já com andador fica um pouco trabalhoso porque tudo é bastante amplo e uma loja fica muito longe da outra.
Mas eis que logo após a minha entrada surge uma atenciosa atendente do lugar para me oferecer uma cadeira de rodas motorizada! De graça! E eles ainda a trouxeram até onde eu estava. Preenchi um breve formulário e tudo pronto pra circular.
Fiquei tão feliz que parecia uma criança na manhã do Natal. Rapidamente aprendi a manobrar o carrinho, que ainda tinha uma cestinha na frente para acomodar as compras e onde eu também guardei o andador.
O design do shopping é lindo, com claraboias altas e bem iluminado pela luz do dia. Há ilhas de estar com sofás e poltronas para relaxar (infelizmente os assentos eram muito baixos para mim e outras pessoas com problema de mobilidade). Os elevadores são grandes e consegui entrar sem problemas. As lojas também são amplas, com espaço suficiente para cadeira de rodas entrar e manobrar.
No terceiro piso há um terraço-deck, com mesas, poltronas e ombrelones, onde se pode relaxar tranquilamente. A vista é espetacular! Dá para a Lagoa da Tijuca, com sua vegetação verde vivo, as montanhas da serra do Maciço da Tijuca e para a Península, o novo bairro dentro da Barra.
Pena que não haja um café no lugar. Só tem um trailer da Veuve Clicquot, onde é possível comprar uma taça de champagne pela bagatela de R$ 50,00 (!), com direito de levar a taça pra casa, ou uma garrafa de 750 ml por apenas R$ 250,00(!!). Não, obrigada. Prefiro apreciar a vista à seco.
Também no terceiro piso, testei a acessibilidade do banheiro. Há dois banheiros exclusivos para cadeirante, um feminino e outro masculino. Abrir a porta foi um pouco custoso e uma atendente veio me ajudar. O banheiro era perfeito – barras de transferência atrás e na lateral, vaso alto e sem aquele buraco ridículo que há em alguns banheiros que se dizem acessíveis, pia, porta-papel, tudo na altura certa. E na saída ainda havia um bebedouro acessível e com braile indicando a água em temperatura ambiente e gelada.
Fiquei feliz em saber que na minha cidade existe um lugar onde um cadeirante ou quem tem mobilidade reduzida pode transitar independentemente, sem sustos nem percalços, o que deixa o cliente muito feliz. E cliente feliz volta ao shopping várias vezes!
Acessibilidade – 10
Atendimento ao cliente – 10
Média – 10
Patrícia, adorei seu depoimento sobre a acessibilidade no Village Mall.
Há algum tempo estou programando de ir lá. Fiquei mais animada agora.
Bjinhos,
Regina Cohen