Por Lucio Carvalho *
Assim como de pouco adianta reapontar indefinidamente os problemas da educação pública brasileira e nada fazer para melhorar a situação, tampouco negar a situação vexaminosa da valorização da carreira docente pode ajudar em alguma coisa, a não ser em colaborar-se silenciosamente com a promoção do descaso e da crescente violência policial e governamental diante de reivindicações mais do que justas da categoria dos professores da rede pública que espalham-se país afora, diante a governos de todos os partidos políticos.
Em virtude disso, apenas seria digno voltar a falar em qualidade na educação no momento em que abandonássemos os dois dígitos dos levantamentos internacionais, como os realizados pela OCDE e aqui divulgados pela BBC Brasil – http://www.bbc.co.uk/…/2015/04/150430_educacao_eficiencia_pu
Até lá, o mínimo que podemos fazer é oferecer nosso apoio solidário à categoria dos professores, que tem levado literalmente nas costas (e em outras partes do corpo) o resultado de décadas de descaso político, atravessando-se nomes célebres, campahas dispendiosas, planos plurianuais inefetivos, propostas e slogans que nos faz parecer ao mundo por vezes nada mais do que uma república non-sense.
Não fossem os nossos filhos e netos os herdeiros diretos dessa inapetência política para com o tema da educação pública, algo poderia justificar não exigirmos o melhor tratamento possível tanto para a categoria profissional quanto para os sistemas de ensino, envoltos em névoas de descaso e desinformação.
Nós podemos mais que referendar políticas de remendo.
Nós podemos mais que pensar em alternativas de desconstrução.
Mas nós não podemos esquecer de cobrar as responsabilidades devidas das autoridades competentes assim como estender nossa solidariedade a todos que estão apenas buscando confirmar desejos sociais e promessas feitas em seu nome, sofrendo a repressão injustificável dos poderes de Estado, sejam eles da União, dos estados da federação ou dos municípios.
* Coordenador-Geral da Inclusive – Inclusão e Cidadania.