Desde a última segunda-feira, dia 19/10, a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão deu início a uma série de palestras e Oficinas de Teatro Acessível por municípios do Rio de Janeiro. O circuito integra o projeto Campanha Teatro Acessível –Arte, Prazer e Direitos, da Escola de Gente, patrocinado pela MRS Logística por meio da Lei Rouanet, e conta com a parceria da Vale, da Associação Nacional dos Procuradores da República e das Secretarias Municipais de Educação de cada cidade e apoio do Ministério da Educação. A iniciativa pretende sensibilizar mais de 10 mil pessoas até o final do ano, em um percurso gratuito e acessível, focado em disseminar o conceito de cultura inclusiva entre estudantes, professores/as, gestores/as e agentes culturais.
No próximo dia 19, o projeto tem início com uma palestra sobre inclusão, direitos humanos e acessibilidade dada pela fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, no Instituto Helena Antipoff (R. Mata Machado, 15 – Maracanã), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Jornalista e escritora, Claudia Werneck é pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992 e autora de 14 livros sobre direitos humanos, diversidade e inclusão.
Até o fim do ano, serão 13 oficinas de teatro acessível gratuitas para estudantes, agentes culturais e professores/as da rede pública de ensino, além de quatro palestras de Claudia Werneck, em 12 cidades do Estado do Rio: Rio de Janeiro, Mangaratiba, Itaguaí, Pinheiral, Mendes, Barra Mansa, Paulo de Frontin, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Barra do Piraí.
Oficinas de Teatro Acessível – Desde 2009, a Escola de Gente já realizou mais de 60 Oficinas em todas as regiões do Brasil. Com metodologia e supervisão da Escola de Gente, as Oficinas de Teatro Acessível têm o objetivo de sensibilizar o público para praticar inclusão todos os dias, propondo situações lúdicas e desafiadoras nas quais todas as pessoas se exercitam e praticam a inclusão. “Tudo é muito instigante, provocador, ousado e faz com que o público exercite diferentes modos de se comunicar. Nas Oficinas é possível testar os limites daquilo que se pensa, no dia a dia, ser inclusão,” comenta Claudia Werneck. Com três horas de duração, as Oficinas de Teatro Acessível contam com intérprete de Libras e audiodescrição.
Cada participante receberá uma camiseta da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” e um exemplar do livro “Um amigo diferente?”, de Claudia Werneck, impresso em tinta e com outros formatos acessíveis. Publicado pela WVA em 1994, o livro foi traduzido para o espanhol e o inglês e integra o acervo de bibliotecas e escolas públicas de todo o Brasil.
A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão – Fundadapela jornalista Claudia Werneck em 2002, a ONG Escola de Gente já sensibilizou mais de 400 mil pessoas de 16 países das Américas, África, Oceania e Europa, além de contar com parceiros/as da sociedade civil, governos, Ministério Público da União, conselhos de direitos, cooperação internacional e empresas. Por sua atuação, a ONG recebeu 41 reconhecimentos nacionais e internacionais, dentre elas duas da Presidência da República: o “Prêmio Direitos Humanos 2011” na categoria “Direitos de Pessoas com Deficiência”, a mais alta condecoração do Estado brasileiro na área dos Direitos Humanos; e a Ordem de Mérito Cultural 2014, por usa contribuição ao país na categoria “Artes Integradas”.
A Escola de Gente trabalha para que as políticas públicas se tornem inclusivas, ou seja, que garantam direitos humanos também para quem tem deficiência e vive na pobreza, especialmente crianças, adolescentes e jovens. A participação em conselhos, produção e disseminação de marcos teóricos e metodologias próprias, formação de juventudes em mídias acessíveis em universidades, comunidades e favelas, criação de indicadores, consultorias e distintas ações na área da cultura são papéis desempenhados pela Escola de Gente.
Programação Circuito de Palestras e Oficinas de Teatro Acessível
OUTUBRO
19 /10 – Rio de Janeiro – Palestra de Claudia Werneck
20/10 – Belford Roxo – Oficina de Teatro Acessível
22/10 – Realengo – Oficina de Teatro Acessível
23/10 – Paulo de Frontin – Oficina de Teatro Acessível e palestra de Claudia Werneck
28/10 – Três Rios – Oficina de Teatro Acessível
NOVEMBRO
03/11 – Mangaratiba – Oficina de Teatro Acessível e palestra de Claudia Werneck
04/11 – Pinheiral – Oficina de Teatro Acessível
05/11 – Barra do Piraí – Oficina de Teatro Acessível e palestra de Claudia Werneck
Bom dia, meu nome é Raphael Raposo, sou coordenador pedagógico. Gostaria de verificar se vocês visitam escolas para fazer palestras sobre temas relevantes na sociedade. Sou coordenador do Ensino Médio e na escola em que trabalho nós fazemos, em formato de “Arena”, palestras sobre temas importantes na sociedade (racismo, homofobia, DSTs, etc.). Gostaria de saber se vocês também trabalham desta forma ou poderiam indicar algum outro grupo que o faça.
Desde já agradeço.
Oi Raphael, entre em contato com o Paratodos – https://paratodos.net.br/