Seu filho autista está agitado? (Dicas)

Seu filho autista está agitado e você acha que é porque estamos na Lua Cheia? Veja uma lista de reais possibilidades a serem analisadas:

1. as luzes do ambiente podem estar incomodando, verifique se são luzes fluorescentes, elas tendem a incomodar pessoas autistas, principalmente se ficam piscando; alguns autistas se incomodam com um piscar dessas luzes que não é perceptível para outras pessoas. Outra dica é usar luzes “quentes” no lugar das luzes “frias”, mais fortes.

2. veja se o ambiente não está barulhento demais ou com barulhos repentinos, isso é extremamente irritante e pode causar sobrecarga.


3. preste atenção ao que andam falando perto do sujeito. Muitos autistas passam pela difícil situação de falarem sobre eles como se eles não estivessem presentes. Isso causa irritação e sensação de impotência, já que é difícil e às vezes impossível manifestar qualquer protesto ou resposta.

4. perceba como tratam essa pessoa. Batem na porta antes de entrar em seu quarto? avisam onde ela será levada antes de tirá-la de um lugar e ir para outros? a ela é dada a possibilidade de escolher (roupas, comidas, se quer ou não alguma coisa)?

5. essa pessoa tem atividades variadas e agradáveis durante seu dia? Se ela ficar em casa o dia inteiro sem fazer nada de interessante, a agitação pode ser causada por tédio.

6. verifique se a pessoa pode estar com alguma forma de desconforto.

7. essa pessoa tem se alimentado direito e bebido água o suficiente? às vezes não beber água o suficiente pode dar dor de cabeça, por exemplo, se a pessoa não é oralizada, fica difícil informar que está se sentindo mal.

8. algo mudou na rotina dessa pessoa sem um preparo ou um aviso prévio? isso pode gerar até mesmo crises.

9. alguém prometeu algo e não cumpriu? ou disse que ia fazer algo, mas fez de um jeito diferente e inesperado?

10. quando essa pessoa está fazendo seus stims (rodopiar, cantarolar, balançar os braços/mãos, andar de um lado para o outro, repetir sons e palavras, etc.), alguém a reprime? Reprimir os stims dos autistas é como proibir uma pessoa neurotípica de tomar aquela cervejinha básica na sexta-feira ou descansar vendo sua série favorita ao final de um dia estafante ou dormir quando o sono está incontrolável. Lembre-se: reprimir stims é uma das maiores causas de comportamentos lidos como agressivos.

11. essa pessoa pode se comunicar e é atendida/ouvida nessa comunicação? Não poder ser comunicar é outra das grandes causas de comportamentos lidos como agressivos.

Lembrem-se de que todo autista se comunica e que comunicação não é só falar com a boca. O “usar as pessoas como pinça”, como consta em muitos livros como uma característica do autismo, é uma das formas mais elementares de comunicação de uma pessoa autista, principalmente se ela não for oralizada.

Eu poderia continuar com essa lista por mais dezenas de itens, mas fico por aqui. O importante é saber que a lista é grande e, mesmo sendo grande, Lua Cheia não é um de seus itens.

Autora: Rita Louzeiro

Rita Louzeiro é pedagoga e autista. 1_65X4vlOODNsGS6A0li8GwQ

2 Comments

  1. Discordo. Meu filho tem 24 anos, autista de grau severo. Toda lua cheia ele fica excepcionalmente agitado, bem agitado. Na verdade sou uma pessoa bastante cética, mas com a observação do comportamento dele nesses períodos, acabei me convencendo. Lógico que não é o único motivo, mas há de se considerar a Lua cheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *