Em 2020 #EscolhaAcessibilidade

 

Screen Shot 2019-12-28 at 8.04.11 PM

A decisão está nas suas mãos! Compartilhe e participe!

Esta é uma campanha colaborativa! Se você é a favor da acessibilidade e quer promover essa ideia, você pode customizar o vídeo e o material gráfico usando sua marca ou foto. O material da campanha editável encontra-se mais abaixo.

Compartilhe nas mídias sociais, envie mensagens por WhatsApp e outros aplicativos. Você também pode fazer suas próprias fotos e vídeos mostrando elementos de acessibilidade e explicando como eles ajudam você a ter acesso. Não precisa só ser acessibilidade física. Pode ser comunicacional, sensorial… seja criativo! Mas lembre sempre de usar a hashtag #EscolhaAcessibilidade e descrever a imagem.

Descrição da imagem: ilustração de duas lojas, shop 1 com escada, shop 2, com rampa. Texto: Em 2020… #EscolhaAcessibilidade

 

A CAMPANHA

Essa ideia surgiu há mais de 10 anos. Eu morava em Brasília e fui comprar pão na padaria. Minha filha era bebê e eu empurrava seu carrinho.

Fiquei parada diante de duas padarias na mesma rua – uma com uma enorme escada e outra com uma rampa.

Qual delas estava mais interessada em atender bem a todos os clientes? Qual delas cumpria a lei e garantia a acessibilidade?

Não tive dúvidas na minha escolha.

O projeto do vídeo veio mais tarde, em parceria com a animadora Lola Ramos, mas acabou ficando engavetado.

O momento para trazê-lo à luz não poderia ser mais oportuno, quando lojistas brasileiros questionam o direito de acesso, construído há duras penas pela demanda da comunidade das pessoas com deficiência ao poder público há tantos anos.

Esse direito, inclusive é constitucional.

Você, enquanto cidadão e consumidor, tem um grande poder de decisão em suas mãos.

ENTÃO…

Em 2020, prestigie lojas, empresas e serviços que cumprem a lei e estão preparadas para receber todas as pessoas.

Ajude a fiscalizar e denuncie a falta de acesso.

Pratique, cobre e ajude a divulgar e promover a acessibilidade em suas redes.

Até por que, se não morrermos jovens, mais cedo ou mais tarde todos nós vamos precisar dela.

 

Patricia Almeida, autora da campanha #EscolhaAcessibilidade

 

Veja e compartilhe o vídeo da campanha:

No Facebook: https://www.facebook.com/agenciainclusive/videos/514989279225660/

Descrição do vídeo: Em animação, homem está diante de duas lojas. Shop 1, com escada na entrada, shop 2 com rampa na entrada. Ele pensa e caminha para o shop 2, para onde várias pessoas, com diferentes características também se dirigem. Texto: Escolha Acessibilidade. A imagem vai abrindo e, enquanto o shop 2 continua recebendo vários clientes, o shop 1 aparece fechado em reforma, assim como as demais lojas em volta, todas se adequando às normas de acessibilidade.

Idealização: Patricia Almeida

Realização: Lola Ramos e música Pedro Serapicos.

Informações: inclusive@inclusive.org.br

 

COMO EDUCAR E DENUNCIAR?

ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos https://www.mdh.gov.br/biblioteca/pessoa-com-deficiencia/acessibilidade-a-edificacoes-mobiliario-espacos-e-equipamentos-urbanos/

As denúncias de falta de acesso podem ser feitas diretamente ao Procon de sua cidade.

Screen Shot 2019-12-28 at 8.06.40 PM

Descrição da imagem: ilustração de duas lojas, shop 1 com escada, shop 2, com rampa. Texto: Em 2020… #EscolhaAcessibilidade retangular.

 

MATERIAL DA CAMPANHA

Material da campanha. Você pode customizar da maneira que quiser, usando sua foto, logotipo ou assinatura.

Use, abuse e não se esqueça de sempre colocar a descrição da imagem!

Arquivo aberto em Powerpoint para customizar:

Material Escolha Acessibilidade

Material Escolha Acessibilidade PPT

Acessibilidade_final Vídeo

Logotipo Acessibilidade, Siga essa ideia – campanha do Conade.

logotipo acessibilidade siga essa ideia.

Fonte: Inclusive

2 Comments

  1. Quiçá, um dia nós não precisaremos mais dispender tanto esforço, para que os direitos à acessibilidade sejam respeitado, que esse dia se torne realidade com a eliminação radical da ignorância de alguns tantos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *