A decisão está nas suas mãos! Compartilhe e participe!
Esta é uma campanha colaborativa! Se você é a favor da acessibilidade e quer promover essa ideia, você pode customizar o vídeo e o material gráfico usando sua marca ou foto. O material da campanha editável encontra-se mais abaixo.
Compartilhe nas mídias sociais, envie mensagens por WhatsApp e outros aplicativos. Você também pode fazer suas próprias fotos e vídeos mostrando elementos de acessibilidade e explicando como eles ajudam você a ter acesso. Não precisa só ser acessibilidade física. Pode ser comunicacional, sensorial… seja criativo! Mas lembre sempre de usar a hashtag #EscolhaAcessibilidade e descrever a imagem.
Descrição da imagem: ilustração de duas lojas, shop 1 com escada, shop 2, com rampa. Texto: Em 2020… #EscolhaAcessibilidade
A CAMPANHA
Essa ideia surgiu há mais de 10 anos. Eu morava em Brasília e fui comprar pão na padaria. Minha filha era bebê e eu empurrava seu carrinho.
Fiquei parada diante de duas padarias na mesma rua – uma com uma enorme escada e outra com uma rampa.
Qual delas estava mais interessada em atender bem a todos os clientes? Qual delas cumpria a lei e garantia a acessibilidade?
Não tive dúvidas na minha escolha.
O projeto do vídeo veio mais tarde, em parceria com a animadora Lola Ramos, mas acabou ficando engavetado.
O momento para trazê-lo à luz não poderia ser mais oportuno, quando lojistas brasileiros questionam o direito de acesso, construído há duras penas pela demanda da comunidade das pessoas com deficiência ao poder público há tantos anos.
Esse direito, inclusive é constitucional.
Você, enquanto cidadão e consumidor, tem um grande poder de decisão em suas mãos.
ENTÃO…
Em 2020, prestigie lojas, empresas e serviços que cumprem a lei e estão preparadas para receber todas as pessoas.
Ajude a fiscalizar e denuncie a falta de acesso.
Pratique, cobre e ajude a divulgar e promover a acessibilidade em suas redes.
Até por que, se não morrermos jovens, mais cedo ou mais tarde todos nós vamos precisar dela.
Patricia Almeida, autora da campanha #EscolhaAcessibilidade
Veja e compartilhe o vídeo da campanha:
No Facebook: https://www.facebook.com/agenciainclusive/videos/514989279225660/
Descrição do vídeo: Em animação, homem está diante de duas lojas. Shop 1, com escada na entrada, shop 2 com rampa na entrada. Ele pensa e caminha para o shop 2, para onde várias pessoas, com diferentes características também se dirigem. Texto: Escolha Acessibilidade. A imagem vai abrindo e, enquanto o shop 2 continua recebendo vários clientes, o shop 1 aparece fechado em reforma, assim como as demais lojas em volta, todas se adequando às normas de acessibilidade.
Idealização: Patricia Almeida
Realização: Lola Ramos e música Pedro Serapicos.
Informações: inclusive@inclusive.org.br
COMO EDUCAR E DENUNCIAR?
ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos https://www.mdh.gov.br/biblioteca/pessoa-com-deficiencia/acessibilidade-a-edificacoes-mobiliario-espacos-e-equipamentos-urbanos/
As denúncias de falta de acesso podem ser feitas diretamente ao Procon de sua cidade.
Descrição da imagem: ilustração de duas lojas, shop 1 com escada, shop 2, com rampa. Texto: Em 2020… #EscolhaAcessibilidade retangular.
MATERIAL DA CAMPANHA
Material da campanha. Você pode customizar da maneira que quiser, usando sua foto, logotipo ou assinatura.
Use, abuse e não se esqueça de sempre colocar a descrição da imagem!
Arquivo aberto em Powerpoint para customizar:
Material Escolha Acessibilidade
Material Escolha Acessibilidade PPT
Acessibilidade_final Vídeo
Logotipo Acessibilidade, Siga essa ideia – campanha do Conade.
Fonte: Inclusive
Estou muito feliz por ver tantas reportagem falando sobre os direitos de nós PCD’S.
Quiçá, um dia nós não precisaremos mais dispender tanto esforço, para que os direitos à acessibilidade sejam respeitado, que esse dia se torne realidade com a eliminação radical da ignorância de alguns tantos