Marta Gil
Ainda na emoção do dia 21 de março, vale comentar sobre o livro “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir”.
Esse livro é incrível, a começar pelo título, dado por Bia Paiva, que infelizmente nos deixou cedo demais. Foi uma grande honra escrever o Prefácio. Conheci os autores numa viagem para a ONU NY, quando foi lançado na primeira comemoração do 21 de março de 2012.
Foi inesquecível! O auditório da ONU estava lotado. Na plateia havia pessoas com síndrome de Down, bebês, crianças, jovens e adultos. No palco, jovens com Síndrome de Down do Brasil e outros países. Sua voz foi ouvida.
No final, foram distribuídos exemplares desse livro, em português e inglês. Realização da Associação Carpe Diem.
Até onde sei, este é o primeiro livro escrito por Pessoas com Síndrome de Down. O título também está em braile, na capa e dentro há um CD com a versão acessível.
Como foi escrito?
Carolina Yuki Fijihira foi a mediadora: ela propunha o título e os 8 autores comentavam. Suas falas eram gravadas e depois transcritas exatamente como faladas, sem “corrigir” o português. Isso garantiu a autoria. Era a VOZ deles que importava. A tradução para o inglês seguiu esse critério.
Marta Gil – Socióloga, uma das Fundadoras e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
#PraTodosVerem: Capa: no alto, uma borboleta, símbolo do Carpe Diem. Abaixo, o título, em tinta e em braile. Borboletas multicores espalham, voando em muitas direções. Abaixo: Acessibilidade: um livro escrito por pessoas com deficiência intelectual. Associação Carpe Diem. Carolina Yuki Fujihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina De Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Aleoni Arruda, Thiago Rodrigues. Fim da descrição.