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Programa 585 – Convivência com pessoas com deficiência visual
Olá Brasil!
Hoje vamos passar algumas informações para quando você encontrar uma pessoa com deficiência visual. Na rua ou em algum ambiente público, pergunte se ela precisa de ajuda. Se aceitar, ofereça seu braço para que ela possa se orientar com segurança. Não ande muito depressa para que a pessoa com deficiência visual possa usar corretamente a bengala. Se ela quiser sentar-se, coloque a mão dela no encosto da cadeira e caso precise se afastar, avise, evitando que ela fale sozinha. Deixe que a pessoa com deficiência visual faça suas atividades diárias com independência. Ajude somente quando for solicitado. Lembre-se: não tenha receio em esclarecer suas dúvidas e fazer perguntas. Um bom diálogo é fundamental para que a convivência ocorra com naturalidade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 586 – Informações sobre a Síndrome de Down
Olá Brasil!
Ao contrário do que muitos pensam a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética ocorrida durante a fecundação. Ou seja, ela é um fenômeno natural presente em todas as classes sociais em todo o mundo, sendo registrada aproximadamente em um a cada setecentos nascimentos. Após o diagnóstico, é importante que a família receba todas as orientações necessárias para o desenvolvimento do bebê. Isso irá permitir que a criança com síndrome de Down desenvolva toda sua potencialidade. Nos últimos anos, com o avanço da ciência, a qualidade de vida das pessoas com esta síndrome melhorou muito. Hoje, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, se casando e chegando a universidade. A informação é o caminho para combater o preconceito contra essas pessoas. Nos próximos programas falaremos mais sobre esse tema.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 587 – Convivência com pessoas com deficiência física
Olá Brasil!
Hoje vamos passar informações para quando você encontrar uma pessoa com deficiência física. Se ela estiver em cadeira de rodas, procure um lugar e sente-se para que possam conversar com os olhos no mesmo nível.
As cadeiras de rodas, assim como as bengalas e muletas, são como partes do corpo. Segurar ou apoiar-se nelas pode ser simpático apenas se houver relação de amizade. Nunca movimente a cadeira de rodas sem pedir permissão. E para ajudar alguém é a mesma coisa, pergunte antes de mais nada. Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Observe as barreiras arquitetônicas e se não souber qual a melhor maneira de passar os obstáculos pergunte como fazer. Esteja atento para a acessibilidade quando for escolher um passeio, restaurante, teatro ou qualquer outro local que queira visitar com uma pessoa com deficiência física.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 588 – Sobre a inclusão escolar
Olá Brasil!
A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é um passo importante não só para essa parcela da população, mas também para toda a sociedade que precisa de uma estrutura menos desigual. Para que esta mudança aconteça de verdade, será indispensável uma revisão conceitual da grade curricular dos cursos de Pedagogia. Informar e conscientizar os futuros profissionais é uma medida que a longo prazo trará resultados mais sólidos. Além disso, precisamos de políticas públicas que apóiem a inserção dessas crianças e adolescentes no sistema de ensino regular. A construção de práticas pedagógicas que assegurem o direito à diversidade, o acesso ao conhecimento e à inclusão de todos deve ser prioridade em qualquer município, estado ou país.
Tuca Munhoz para o Minuto da inclusão.