O Professor Doutor Eduardo Cardoso, da UFRGS e a jornalista Patricia Almeida do Simples Assim, participaram da Mesa Redonda “Linguagem Simples: acessibilidade para todos?”, mediada pela Professora Doutora Katiene Silva, da URFN no 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, em Natal.
Patricia começou falando sobre capacitismo e como, com os altos índices de analfabetismo funcional no país, a Linguagem Simples é para todos os brasileiros.
A jornalista traçou um breve histórico da Linguagem Simples como forma de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual e citou as duas correntes principais que ganharam padronizações internacionais ISO em 2023:
ISO 24495-1:2023 Plain Language, Governing Principles and Guidelines (Linguagem Simples, Princípios e Diretrizes Governantes) https://www.iso.org/standard/78907.html
ISO/IEC 23859:2023, Requirements and recommendations on making written text easy to read and understand. (Requisitos e recomendações para tornar o texto escrito fácil de ler e entender). https://www.iso.org/standard/77178.html
Finalizou apresentando o Guia Simples Assim – Comunique com todo mundo, e algumas diretrizes para usar a Linguagem Simples.
Veja a apresentação de Patricia Almeida.
Patricia-Almeida-Ling-SimplesEduardo falou da importância do design para a informação ser clara e fácil de entender. Contou sobre o trabalho do laboratório Com Acesso da UFRGS.
Através de um trabalho colaborativo com pessoas com deficiência, expôs a experiência com o estado do Espírito Santos para formulação de edital em Linguagem Simples e acessível.
Veja a apresentação de Eduardo Cardoso.
LS-NATAL-EDUARDOEduardo Cardoso também falou sobre a Linguagem Simples no Instragram do evento https://www.instagram.com/p/C5WWiDcr9GA/