Prêmio Romeu Sassaki no Congresso de Inclusão na Educação Superior

mesa com ganhadores, logo ufrn, e quem entregou o prêmio e foto de Romeu sassaki no fundo.
Foto: Alessandra Soares

O 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica terminou dia 5/4, com encerramento ilustre e entrega do Prêmio Romeu Sassaki.

Foram 690 inscritos e presentes em torno de 350 pessoas de todas as regiões do Brasil de norte ao sul ( AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE, e TO), assim como palestrantes internacionais, do Uruguaia, Portugal, Espanha e Estados Unidos da América.

O evento também registrou número considerável de profissionais de várias áreas de conhecimento, estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, familiares e de pessoas com deficiência (visual, física, auditiva e múltipla) pessoas surdas, com surdocegueira, e com TEA, como também com TDA/H, entre outras condições especificas, na qualidade de participantes ouvintes ou como palestrantes ou apresentadores de trabalhos.

A Dra Izabel Maior, ex-Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência encerrou o congresso com a palestra “Acessibilidade: o que esperamos das políticas públicas e dos gestores públicos?

No último dia de evento também foi entregue o Prêmio Romeu Sassaki, que reconheceu destaques em diferentes áreas da acessibilidade e inclusão. A premiação recebe o nome do assistente social, educador, pesquisador e Doutor Honoris Causa da UFRN, Romeu Kazumi Sassaki, que dedicou mais de 60 anos à promoção da inclusão das pessoas com deficiência e faleceu em 2022.

Veja os ganhadores do prêmio:

geral com todos que ganharam prêmio Romeu sassaki no auditório. foto de romeu no telão, apoio ufrn unesp.
Foto: Alessandra Soares

PRÊMIO ROMEU SASSAKI

EIXO 1 – GESTÃO INSTITUCIONAL E AÇÕES AFIRMATIVAS

1º Lugar

Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Trabalho: “Ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás”, dos autores: Walquíria Dutra de Oliveira e Cláudio Roberto Machado Benite.

2º Lugar

Universidade Federal do ABC (UFABC) com o Trabalho: “Um panorama das Instituições Federais Paulistas: Estudantes Surdos ou com Deficiência Auditiva em Cursos de Graduação”, do autor: Luiz Renato Martins da Rocha.

3º Lugar

Universidade Federal do Paraná (UFPR/Brasil) e a Universidad Metropolitana de las Ciencias de la Educación (UMCE/Chile) com o Trabalho: “Inclusão em Educação no Ensino Superior: diálogo entre UFPR/Brasil e UMCE/Chile”, dos autores: Laura Ceretta Moreira; Mariana Beltrão Bandeira; Sueli de Fátima Fernandes; Janete Lopes Monteiro e Eduardo Andes Carrasco Henríquez

EIXO 2 – ACESSIBILIDADE E SUAS DIMENSÕES

1º Lugar

Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o Trabalho: “Diagnóstico participativo da acessibilidade em uma Instituição Federal de Educação Superior”, das autoras: Francileuda de Lima Linhares Teixeira e Lília Asuca Sumiya.

2º Lugar

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Trabalho: “Inclusão e Ensino Superior: O que diz uma estudante com deficiência intelectual?”, dos autores: Júlia dos Santos Vieira e Annie Gomes Redig.

3º Lugar

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o Trabalho: “A experiência estética em duas obras de Newton Navarro, com o uso de soundpainting”, dos autores: Ana Lívia de Jesus Oliveira e Melo; Jefferson Fernandes Alves e Marcus André Varela Vasconcelos

EIXO 3 – ENSINO, AVALIAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

1º Lugar

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com o Trabalho: “Uma proposta de formação sobre Acessibilidade Metodológica: Ensino de Química para Pessoas Surdas”, dos autores: Regina de Fátima Freire Valentim Monteiro; Deyse Morgana das Neves Correia e Andréa de Lucena Lira.

2º Lugar

Instituto Federal Farroupilha (IFFar) com o trabalho: “Atendimento Educacional Especializado: desafios das práticas pedagógicas e organizacionais no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha”, das autoras: Daniela Antonello Lobo D’ávila e Franciele Rusch König

3º Lugar

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o Trabalho: “A monitoria inclusiva no Ensino Superior para estudantes com TEA: uma estratégia de ensino potencializadora da aprendizagem”, da autora: Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão

EIXO 4 – REDES DE APOIO E SUPORTE PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

1º Lugar

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o Trabalho: “A participação de Estudantes com Deficiência Visual no fortalecimento da Política de Inclusão e Acessibilidade em uma Instituição Federal de Ensino Superior”, dos autores: David Barbalho Pereira; Ana Leila de Melo Soares; Elizabeth Sachi Kanzaki Ribeiro e Catarina Shin Lima de Souza.

2º Lugar

Universidade de Brasília (UNB) com o Trabalho: “A articulação na universidade para a promoção da inclusão e acessibilidade: uma parceria entre a Diretoria de Acessibilidade e a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB)”, dos autores: Fabiane Nogueira Freitas; Sinara Pollom Zardo; Carolina Dias Pinheiro e Thayse Natalia Cantanhede Santos.

3º Lugar

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com o Trabalho: “Adaptações curriculares à discentes: Relato de uma experiência com estudante no Transtorno do Espectro Autista”, dos autores: Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira; Mariana Freitas Nery; Tânia Maron Vichi Freire de Mello e Adriane Martins Soares Pelissoni.

EIXO 5 – AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA DEFICIÊNCIA

1º Lugar

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o Trabalho: “Índice de Funcionalidade Brasileiro: experiência de avaliação da deficiência na UFMG”, das autoras Regina Celi Fonseca Ribeiro; Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela e Daniela Virginia Vaz.

2º Lugar

Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Trabalho: “Avaliação Biopsicossocial da Deficiência: análise das metodologias adotadas pelas Universidades na política de cotas”, da autora: Arlete Marinho Gonçalves.

3º Lugar

Não houve trabalho premiado

EIXO 6 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E DIREITOS HUMANOS

1º Lugar

Instituto Federal Goiano (IFGoiano) com o Trabalho: “Políticas de Educação Especial no Instituto Federal Goiano”, da autora: Mônica Isabel Canuto Nunes.

2º Lugar

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) com o Trabalho: “A trajetória da construção da Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva no IFRJ”, das autoras: Andréa Silva do Nascimento e Amanda Carlou Andrade Santos.

3º Lugar

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com o Trabalho: “Políticas de Inclusão no Ensino Superior: um estudo a partir do olhar dos alunos”, das autoras: Raquel Fröhlich e Valenttina Schmidt Bilhar.

EIXO 7 – INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E PRODUTOS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

1º Lugar

Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) com o Trabalho: “Selo Brasileiro de Acessibilidade: Sistema WEB para Avaliação de Acessibilidade de sites e geração de selo automático”, dos autores: Woquiton Lima Fernandes; Durval Ferreira Sobrinho Júnior e Andréa Poletto Sonza.

2º Lugar

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) com o Trabalho “O Site Librex usado a favor da aprendizagem de graduandos de Educação em Ciências”, dos autores:  Pedro Di Luca Martins Chaves; Manoel Vitor Afonso Lopes; Ryan Wyllyan Ribeiro Inácio e Ana Carolina Sales Oliveira.

3º Lugar

Universidade Federal Fluminense (UFF) com o trabalho: “Campi Inteligente e Mobilidade: inovação para acessibilidade”, da autora: Nathália Fonseca da Silva Barboza.

EIXO 8 – ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

1º Lugar

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Trabalho: “Entrelaçamento Ensino, Pesquisa e Extensão: o papel da universidade para mães de pessoas com deficiência da (in)visibilidade a participação social”, da autora: Alessandra Miranda Mendes Soares.

2º Lugar

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com o Trabalho: “Notre Dame de Jequié-BA: Anticapacistismo, Teatro e Festa dos Loucos”, dos autores: Maria Aparecida de Souza e Vinícius Gomes de Oliveira.

3º Lugar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Barreiras, com o Trabalho: “Feira Livre de Barreiras: diretrizes projetuais para a inclusão socioespacial das Pessoas com Deficiência”, dos autores: Osnildo Adão Wan-Dall Júnior; Sandra Samara Pires Farias e Diego Henrique da Silva Stern.

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