Proteção a pessoas com deficiência em situações de desastres é tema de debate na Câmara

A imagem mostra uma cena de abandono em um edifício, possivelmente um hospital ou uma instituição de saúde. No centro da imagem, há dois elevadores; o da esquerda está aberto e bloqueado por um cavalete de madeira. Em frente aos elevadores, há diversos objetos danificados e cobertos de sujeira, incluindo uma cadeira de rodas e algumas caixas de armazenamento. À direita, há uma escada que parece ter sido afetada por uma enchente ou inundação, evidenciada pelo nível de sujeira nas paredes e no chão. O ambiente está sujo, desorganizado e parece ter sido evacuado ou abandonado há algum tempo.
Carolina Zeni/Divulgação SMS/PMPA

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (2) audiência pública sobre proteção a pessoas com deficiência em situações de risco e desastres.

O debate atendeu a pedido do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG).

A audiência foi interativa; confira a lista de convidados e mande suas perguntas.

Segundo Prado, a tragédia no Rio Grande do Sul mostrou dificuldades enfrentadas no resgate e acolhimento de pessoas com deficiência. “O treinamento e capacitação dos profissionais que cuidam do resgate e preparam o acolhimento deve sempre ser atualizado”, afirma.

O deputado cobra ainda a definição de protocolos com medidas imediatas que devem ser tomadas e ações posteriores. “Um cadastro prévio das pessoas com deficiência em entidades públicas locais é um indicativo de que a antecipação de todo equipamento e de medicamentos possam já ser disponibilizados o quanto antes em caso de desastre”, exemplifica.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *