O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 09/09, vai falar sobre Linguagem Simples, um estilo de comunicação que prioriza a clareza e a acessibilidade, garantindo o direito à informação, à comunicação e à participação social de todos, especialmente para pessoas com deficiência intelectual, dificuldade de leitura ou pouca escolaridade.
O movimento, originado na Suécia nos anos 1940, tomou força no Brasil com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante a linguagem simples como forma de acessibilidade.
Para fortalecer e propagar o uso da linguagem simples, o Rio de Janeiro sediará a Primeira Conferência Latino-Americana sobre Linguagem Simples nos dias 29 e 30 de outubro de 2025. Organizada pela Rede Latino-Americana de Linguagem Simples, o Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac (CREI), com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O evento discutirá temas como justiça, educação, saúde, tecnologia, crises climáticas e emergências, sustentabilidade e institucionalização da linguagem simples na região.
Para este episódio, contamos com a participação de:
Liana Paraguassu, doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Linguagem Simples e Letramento em Saúde no Pólen – Laboratório de Inovação em Gestão da ENSP (Fiocruz). Autora do Guia de Linguagem Simples do Icict/Fiocruz e revisora técnica do Manual de Linguagem Simples da Câmara dos Deputados. Integra o Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples/LS Lab e o Grupo de Pesquisa Acessibilidade Textual e Terminológica da UFRGS.
Maria Antônia Goulart, mestre em Saúde Coletiva pela Fiocruz; bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UNB); diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac (CREI); fundadora do Centro de Referências em Educação Integral e membro da Iniciativa do Unicef do Livro Didático Digital Acessível. Fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do Media Lab/MIT e cofundadora do Movimento Down.
Patricia Almeida, jornalista, mestre em Estudos da Deficiência e especialista em Linguagem Simples e Leitura Fácil. Trabalhou na Coordenadoria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Corde); foi membro do conselho da Down Syndrome International; cofundadora do Movimento Down e da Rede Latino-Americana de Leitura Fácil e Linguagem Simples. Participou da elaboração da Resolução da ONU sobre comunicação fácil de entender e do PL 6256, sobre Linguagem Simples. Organizadora do Guia sobre Linguagem Simples – “Comunique com Todo Mundo” e coautora do projeto “Eu Me Protejo” – educação inclusiva para prevenção contra a violência na infância.
Pedro Lucas Costa e Lopes, pessoa autista, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB); mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa/Porto-Portugal. Especialista em Orientação Educacional, Psicopedagogia Institucional e Clínica e Psicologia da Educação. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ppzPCIsJ0YA e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.