Aos caros amigos, usuários, famílias e companheiros que militam na área da deficiência visual:
Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, em 17 anos de atuação, luta pela inclusão e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual e suas famílias. Desenvolve inúmeras ações nesse sentido e procura divulgar suas experiências apoiando o trabalho de seus companheiros.
Infelizmente, neste momento, nem todos os materiais instrucionais desenvolvidos por nós, são acessíveis a pessoas com deficiência visual por motivos alheios a nossa vontade. Nossos livros e manuais não são feitos em arquivo eletrônico, dificultando sua disponibilizaçã o nesse formato. Alguns livros estão sendo revisados para serem gravados em formato audível, e outros, que foram escritos por pessoas que não são da Laramara, aguardam autorização e revisão dos próprios autores. Hoje em dia, todas as literaturas por nós produzidas, já são feitas em formato acessível. Estamos procurando transformar todo nosso acervo de materiais em áudio e esperamos a compreensão de todos na demora que isto possa acarretar.
Colocamos aqui, alguns trabalhos que já se encontram acessíveis:
· Livro Brincar para Todos (CD)
· Avaliação e recursos para baixa visão (Vídeo e CD room)
· Caminhando juntos (Vídeo e CD)
· Revista Contato nº 6 – Conversas sobre Deficiência Visual – Comemoração do aniversário de Louis Braille (CD)
· Revista Contato nº 7 – Conversas sobre Deficiência Visual – Laramara 10 anos – Refletindo o mundo (CD)
· A inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular (vídeo e CD)
Aproveitamos para convidá-los a conhecerem nossas inúmeras ações e programas, incluindo os projetos de acessibilidade, tais como: a fabricação da máquina Braille Laramara, com redução de 45% no custo e 30% no peso; a fabricação da Bengala Longa, garantindo assim maior acesso e locomoção aos deficientes visuais; os softwares de voz, importados e adaptados para o português, dentre eles o Talks, instalado no telefone celular e 100% acessível para usuários cegos e deficientes visuais em parceria com o Instituto Vivo; o departamento de Impressão Braille, desenvolvendo materiais acessíveis, atendendo as Leis e Normas de acessibilidade, fornecendo para bares, restaurantes, redes de hotéis, comércios entre outros, com cardápios, comunicados, cartões de visita, documentos, legislações e informações diversas em Braille e ampliado, em parceria com o Instituto Alcoa; a parceria com a empresa G.S. Braille que produz placas de sinalização em Braille, ampliadas e em contrastes, além de pisos táteis para ambientes internos e externos; a parceria com a Brastemp/Whilrpool na adaptação dos painéis de eletrodomésticos (fogão, freezer, microondas etc.) e manuais em áudio; as bulas de remédios da Indústria Farmacêutica gravadas em áudio; a parceria com a PETROBRAS, onde 166 escolas/instituiçõ es do Norte e Nordeste foram beneficiadas com doação de máquinas Braille e uma programação de mais 150 escolas que serão beneficiadas até o segundo semestre de 2009; entre outras ações, para que possam entender porque ainda não foi possível completar o trabalho de gravação de todos os nossos materiais instrucionais. Venham nos visitar!
Atenciosamente
Mara O. de Campos Siaulys
Oi,
Como faço para conseguir os CD’s da Revista Contato nº 6 e Revista Contato nº 7. Estou fazendo meu trabalho de Conclusão de Curso e esse material me ajudará muito.
Grata pela atenção
Eu sou professora do AEE em Ji-Paraná-RO e gostaria de receber material para alunos cegos e de baixa-visão.Temos sala de Recursos desde o ano passado mas não temos material nenhum.Em nossa escola tem três alunos cegos e um baixa-visão.Gostaria também de saber como adquirir o papel para utilizar na máquina de Braille,pois aqui em nosso estado não tem e gostaria de saber como posso comprar e qual é o preço.Desde já agradeço e acredito que serei atendida.
Tenham uma boa tarde!
Como faço para adquirir o talks para o meu celular?
sou mãe de dois portadores de baixa visão( retinose pigmentar) e professora de escola publica que já faz a inclusão de alunos deficientes visuais. gostaria de saber como faço para conseguir esses materiais?