


http://stopsayingretard.wordpress.com/
O filme “Tropic Thunder”, de Ben Stiller, está sendo alvo de protestos e boicote nos EUA pelo uso depreciativo e reiterado da palavra r…
Abaixo, a tradução da carta de uma mãe ao ator.
Prezado senhor Stiller,
Há 5 noites eu não durmo e a culpa é sua. Aqui estou eu sentada, a 1:08 da manhã. Eu estava na cama, mas minha mente estava a mil, e eu precisava vir-lhe escrever uma carta.
Veja, 5 dias atrás eu soube do seu novo filme. Eu também soube de uma cena em particular no seu filme, e é por isso que eu estou acordada. Eu preciso tirar algumas coisas do meu peito.
Um pouco de história. Em novembro de 2002, meu marido e eu recebemos nosso terceiro filho. Na manhã seguinte do seu nascimento, nós soubemos que ele tinha síndrome de Down. Nossas vidas viraram de cabeça para baixo. Fomos jogados num novo mundo, era assustador e cheio de incertezas.
Nosso novo filho enfrentou vários desafios nos primeiros anos de vida. Fizemos algumas viagens de ambulância até o hospital. Tivemos que aprender o jargão médico porque o nosso filho precisava de um cardiologista, um otorrinolaringologista e um cirurgião ortopédico, para citar apenas alguns.
Ele precisou de terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo (e ainda precisa). Ele usa óculos e um aparelho nos tornozelos. Ele fez 5 cirurgias para colocar tubos nos ouvidos. Ele tirou as amígdalas e adenóides. Fez exames para analisar como engolia e como dormia. Fez eletrocardiograma. Ele já passou por muitas coisas, e só tem 5 anos.
Conhecemos muitas famílias pelo caminho. Algumas tinham crianças que estavam muito doentes e quase morreram. Algumas tinham crianças que estavam muito doentes e morreram. Algumas dessas crianças passaram por mais coisas em suas breves vidas que a maioria dos adultos chegará a passar um dia. Elas são guerreiras. Seus pais são guerreiros.
É minha obrigação proteger meu filho, amá-lo e alimentá-lo. Eu o mantenho seguro quando ele está em nossa casa. Eu posso monitorar o que ele vê e o que ele ouve. Ninguém aqui vai fazer pouco dele. Ele nos trouxe tanta felicidade que não conseguimos imaginar não tê-lo nas nossas vidas. Ele é muito esperto e tem o melhor senso de humor. Ele ama todos genuinamente e todos o amam de volta.
Aqui é onde o senhor entra.
O senhor sentiu necessidade de colocar um personagem em seu novo filme. Um personagem “especial” ridicularizando pessoas com deficiência intelectual. Também achou necessário ir mais longe. O senhor colocou a palavra que começa com r… lá também. E não apenas uma vez. Muitas, muitas vezes. E o senhor acha que está OK, dentro do contexto, e que na verdade está ridicularizando os atores de Hollywood. Bem, quando as pessoas saírem do cinema eu posso apostar que uma boa parte delas vai usar sua nova frase de efeito fora do contexto e estarão dispostas a usá-la com bastante freqüência. Eu já vi que há as camisetas no site EBay, e o filme apenas acabou de estrear.
Agora, como eu posso proteger o meu filho disso ? E o senhor diz que a classificação indicativa é para maiores de 18 anos, então crianças pequenas e adolescentes não vão assistir o filme. Nós dois sabemos muito bem que essas crianças vão ver o filme no cinema, em DVD, em Pay-per-View e sairão achando que é engraçado usar a palavra “retardado”
Eles verão as camisetas “Nunca fique completamente retardado”. O senhor fez isso.
Meu filho vai enfrentar o mundo real no próximo mês; ele vai começar o jardim de infância na escola pública. Nossas escolas têm uma política contra bullying, e nosso superintendente já recebeu uma carta alertando-o sobre as camisetas, e elas não serão permitidas na escola. Então, minha pergunta para o senhor é a seguinte – como eu faço para tirá-las das ruas ?
Como nós fazemos para impedir que os alunos chamem seus colegas de “retardados” ? Por que o senhor sentiu necessidade de fazer do meu filho motivo de chacota ?
Agora é a sua oportunidade de ser um homem maior. Apresente-se e peça desculpas para os 4 milhões de americanos com deficiência. Admita que cometeu um erro; o senhor PENSOU que estaria OK dentro do contexto. O senhor não previu que isso aconteceria. O senhor estava errado. Use um pouco da renda obtida com “Tropic Thunder” e comece uma campanha – “Palavras ferem”. Prometa nunca usar essa palavra novamente. Convoque seus amigos que são celebridades para fazerem o mesmo. Talvez o senhor resgate algum respeito. Meu marido e eu vimos todos os filmes em que o senhor atuou; o senhor sempre foi um de nossos atores favoritos. Nossos filhos de 8 e 10 anos amavam Jack Black. Todos nós ficamos arrasados em saber o quanto vocês dois são insensíveis.
Eu comecei um abaixo-assinado há 3 dias, requerendo o boicote à palavra r… e a “Tropic Thunder”. Eu já tenho cerca de 2.300 assinaturas. O senhor deveria tomar seu tempo para ler alguns dos comentários postados lá. Eles partirão seu coração (se o senhor tiver um).
http://www.ipetitions.com/petition/stopTropicThunder/
Bem, eu poderia continuar, mas não vou. Eu vou tentar limpar meus pensamentos e voltar para a cama. Eu posso descansar mais facilmente agora, sabendo que estou lutando por meu filho. Eu não desistirei. Ele merece ser respeitado. Ele merece ser tratado com dignidade.
Espero que na próxima vez que eu o vir no programa de TV “Nightline” o senhor não esteja se vangloriando, mas se desculpando.
Melissa Hart