Manual de atuação do Ministério Público em Defesa da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Com o objetivo de orientar membros do Ministério Público brasileiro e demais envolvidos na proteção do direito à...
Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
O que é o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples? O Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples consiste...
Ações afirmativasCartilhas e manuaisCulturaDiscriminaçãoDiversidadeDownloadablesEDUCAÇÃOINCLUSÃO SOCIALLançamentosPreconceitoPUBLICAÇÕES
Ensinar respeito por todos: guia de implementação
Ao reconhecer que a discriminação é crescente no mundo todo, a iniciativa promove uma resposta educacional para combater a discriminação e a violência por meio do fortalecimento dos fundamentos de tolerância mútua e do cultivo do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, gênero, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou orientação/identidade religiosa.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência alerta para a defesa de direitos
Para auxiliar na defesa de direitos e inclusão, a APAE DE SÃO PAULO, em parceria com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FUMCAD), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de São Paulo, lançou a Cartilha Aprendendo seus Direitos - Direitos das Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual. De uma forma prática e resumida, o conteúdo informa sobre os principais direitos e o que fazer em caso de violação e violência. Acesse para download.
Tomada de decisão apoiada e curatela
O Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade do Conselho Nacional do Ministério Público (Neace/CNMP) lançou a cartilha "Tomada de decisão apoiada e curatela: medidas de apoio previstas na lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência."
Criança hospitalizada: manual de orientação aos pais
As psicólogas Daniela Cruz Henriques e Fabiana Martins de Caíres realizaram um manual de orientação a pais que tem filhos em hospitais. Nele são apresentadas algumas informações fundamentais aos pais sobre o adoecimento e hospitalização da criança. A participação ativa dos pais nesse momento transmite tranquilidade à criança, atenuando vivências desagradáveis durante a hospitalização.
Livro da Política Nacional de Humanização é lançado
O novo livro da Política Nacional de Humanização possui mais de 450 páginas e traz conteúdo diversificado e discussões atuais sobre temas que envolvem a humanização do parto e nascimento no Brasil. Com 16 artigos científicos, sete relatos de experiências exitosas e quatro reportagens, os assuntos apresentam desde o histórico do modelo de atenção ao parto e nascimento , a importância do apoio institucional nas maternidades, o papel dos movimentos sociais na garantia dos direitos das mulheres e bebês, o olhar do homem na cena do parto, a experiência do parto domiciliar, análises sobre a presença das doulas e o direito ao acompanhante, os diferenciais das parteiras, projetos inovadores na atenção básica, entre outros temas.
Anistia lança nova edição de manual para combater a injustiça
Além de advogados, juízes e acusados, a publicação serve a expectadores de julgamentos, legisladores, educadores e observadores de direitos humanos, que colaborem em iniciativas de restabelecimento do Estado de direito e sem situações pós-conflito complexas.
Síndrome de Asperger: guia gratuito para intervenção em ambiente escolar
Um dos pontos fortes deste guia é que ele é baseado na experiência real adquirida ao longo dos anos por profissionais de Sevilha. As diretrizes deste guia são baseadas em evidências, no entanto são necessárias adaptações curriculares, que como em qualquer outra intervenção, deve ser baseada em um projeto individualizado para a grande variabilidade nos perfis pessoais dos alunos com Autismo ou Síndrome de Asperger.
Educação inclusiva tem que abordar questão LGBT no currículo, defendem ativistas em evento da ONU
Destacando que a educação é um direito humano fundamental, a UNESCO criou uma estratégia de apoio político-educacional. O guia “Respostas do Setor de Educação ao Bullying Homofóbico” é uma ferramenta de orientações práticas para enfrentar a violência LGBT na escola e tornar a educação mais segura para todos.
Livro infantil ensina crianças a identificar e prevenir o abuso sexual
Com ilustrações e história simples, livro busca conscientizar e proteger crianças da violência sexual. De maneira direta, os...
Cartilha da ONU orienta governos e sociedade civil sobre a garantia de direitos de LGBT
O livreto também inclui exemplos de medidas que podem ser tomadas a um nível nacional para desenvolver leis, políticas e práticas em linha com as normas internacionais de direitos humanos. Da Rede Brasil Atual.