Igualdade das relações étnico-raciais na escola

Descrição da imagem: dois livros abertos sobrepostos.

Este livro, dirigido para todas as pessoas envolvidas no processo educacional, quer justamente levar a público essas vozes e opiniões, com o intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, conteúdos programáticos e práticas educacionais comprometidos com a reeducação das relações étnico-raciais e com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

Desde 2003, o Brasil dispõe de uma lei que insere o ensino de História Africana e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, um marco do reconhecimento da presença negra na construção do país. Para contribuir com sua efetivação, as ONGs Ação Educativa, Ceafro e CEERT lançaram o livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola, editado pela Peirópolis com o apoio do Instituto C&A, ONG Save the Children e Unesco.
 
Organizado por Camilla Croso, coordenadora do Observatório da Educação e da Juventude (Ação Educativa), em parceria com a socióloga Ana Lúcia Silva Souza, integrante da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN-SP), o livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola aborda os resultados da “Consulta étnico-racial na escola”, pesquisa realizada em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte junto a 15 instituições de educação infantil e fundamental das redes municipais sobre a implementação da lei no. 10.639.

Promulgada pelo Presidente Lula em fevereiro de 2003 e regulamentada em março de 2004, a lei ainda encontra obstáculos para sair do papel. A publicação vem contribuir para sua efetivação, ao evidenciar a realidade da educação básica no Brasil no que toca às questões étnico-raciais e ampliar a reflexão sobre a construção de políticas públicas comprometidas com a reeducação das relações étnico-raciais nas escolas brasileiras.

Autores: Ana Lucia Silva Souza e Camilla Croso (orgs.)
Título: Igualdade das relações étnico-raciais na escola
Editora Peirópolis

Na imagem, a capa do livro, onde lê-se o título "Igualdade das relações étnico-raciais na escola", o subtítulo "possibilidades e desafios para a implementação da Lei nº 10.639/2003" e os logotipos de instituições apoiadoras: CEARA, Ação Educativa e CEERT.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *