
Nesta quinta-feira (8) às 18h30, na sede da Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT (endereço abaixo), acontecerá a posse social da diretoria da Associação Paranaense de LGBT surdos (APLS).
A APLS é uma organização não-governamental que surge com o intuito de promover o enfrentamento à dupla discriminação sofrida por pessoas LGBT surdas, bem como possibilitar o acesso à prevenção em HIV/DST-Aids, visto que a diferente forma de comunicação utilizada por essa população, às vezes dificulta o acesso às informações corretas.
“A necessidade dessa instituição é visível. A primeira língua de uma pessoa surda não é o idioma do país em que ela nasce, mas sim a linguagem de sinais (libras) ou seja, os surdos(as) acabam tendo dificuldade de entender certas informações. Precisamos que os materiais de prevenção e também de direitos humanos nos contemplem”, relatou, Paulo Sério, vice-presidente da APLS.
A diretoria da organização é composta somente por pessoas LGBT com deficiência auditiva que, desde o começo do ano, se reunem para a formulação do estatuto da instituição, e uma das primeiras ações propostas do grupo é a realização de um curso de libras. O valor da mensalidade será simbólico e a grade horária terá duração de 9 meses.
A APLS utilizará a sede da Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 366, 4° andar.
queria aprender libraas, sou psicólogo e trabalho com avaliação, necessito de informações sobre cursos de libras, pois acrescentria em meu atendimento Obrigado desde ja!!