Acessibilidade na Plataforma dos Centros Urbanos

Como parte da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa desenvolvida pelo UNICEF nas cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro, as comunidades participantes realizaram um diagnóstico que aponta os principais desafios enfrentados pela garantia dos direitos de suas crianças e seus adolescentes. A partir do diagnóstico, puderam definir suas prioridades. Para 38% das comunidades, uma das prioridades é ampliar a acessibilidade para meninos e meninas com deficiência.

Para aprofundar o debate sobre o tema, o Grupo Articulador Jardim Vera Cruz, da zona sul de São Paulo, vai promover o Fórum de Acessibilidade, no próximo dia 15 de maio. O evento acontecerá das 9h às 14h, no CEU Vila do Sol e contará com a presença da vereadora Mara Gabrili, que fará palestra com o tema “Derrubando barreiras para uma cidade melhor para todos”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5896-3322.

Entre as metas municipais da Plataforma dos Centros Urbanos, está a ampliação do acesso à escola regular de crianças e adolescentes com deficiência.

Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente do Brasil, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades.

A Plataforma está sendo implementada em três municípios – São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro –, com a participação de 126 comunidades. Nessas localidades, os resultados serviram de base para a análise da realidade em Fóruns Comunitários, quando foram definidas metas prioritárias para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. As prioridades estabelecidas subsidiam, agora, a elaboração de Planos de Ação. Em 2011, uma nova consulta será realizada para medir os avanços. As comunidades que avançarem no cumprimento das metas receberão um reconhecimento do UNICEF.

A Plataforma dos Centros Urbanos é realizada em parceria com Kimberly-Clark Brasil, MSC Cruzeiros, Fundação Itaú Social, BT, British Airways e Projeto Segurança Humana. Em São Paulo, a iniciativa recebe também apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e da Fundação Bradesco.

_____________

Fonte: UNICEF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *