Pesquisa Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio mostra experiências de sucesso no Brasil

Por Lisiane Wandscheer *

Estudo feito em 35 escolas de ensino médio dos estados do Acre, Ceará, de São Paulo e do Paraná mostra experiências de sucesso desenvolvidas nessas unidades. A pesquisa Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio no Brasil foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o economista do BID Carlos Herrán, as principais conclusões da pesquisa confirmam dados da literatura internacional sobre escolas eficazes. As escolas que conseguem o melhor resultado são as que combinam bom clima escolar, foco nos resultados e na aprendizagem e alta expectativa de sucesso do aluno.

“A pesquisa mostra que nas melhores práticas escolares existe um clima harmonioso no relacionamento entre professores, gestores e alunos, é priorizada a aprendizagem e todos acreditam que os alunos tem possibilidade de aprender”, afirma.

Segundo Herrán, a pesquisa até surpreende quando demostra que apesar da realidade da escola pública de ensino médio, os professores entrevistados acreditam que os alunos, em sua maioria, podem ter sucesso no vestibular.

“É surpreendente, quase 70% dos professores e gestores acreditam que mais de 80% dos alunos conseguirão entrar no ensino superior, um patamar muito elevado. São escolas que acreditam que podem fazer a diferença”, destaca.

No âmbito da gestão escolar, o estudo mostra que, apesar das diferenças regionais, os quatro estados estão alinhados no cumprimento do plano de metas, na preocupação com a capacitação de professores e gestores e com o currículo.

Como recomendações para a melhoria dos resultados, o estudo sugere que as avaliações sejam trazidas e debatidas com as equipes dentro da escola e que seja rompido o isolamento entre escolas e, dentro delas, o isolamento de cada professor.

Os estados foram escolhidos para mostrar a diversidade de quatro regiões brasileiras levando-se em consideração a liderança no nível de desenvolvimento do ensino médio, a capacidade de inovação do sistema de avaliação de suas práticas e na integração do ensino médio com o profissionalizante.

A publicação com o resumo executivo dos resultados da pesquisa, será divulgada amanhã (4), no Seminário Internacional de Políticas de Melhores Práticas no Ensino Médio, em Brasília. O livro com o trabalho completo será publicado até junho.

Edição: Lílian Beraldo

* Repórter da Agência Brasil

___________________

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *