Mostra contra o racismo é realizada em Barra Mansa

Palma de mão pintada com cada dedo de uma cor

Um projeto pedagógico da prefeitura de Barra Mansa pretende discutir a questão do racismo com os estudantes da rede municipal de ensino. A I Mostra Pedagógica sobre o racismo, com o tema “Por uma educação não Discriminatória”, foi desenvolvida pela Assepir (Assessoria de Promoção da Igualdade Racial), em parceria com a Secretaria de Educação. Com a mostra, os alunos poderão participar de diferentes atividades, como a realização de palestras para os alunos e professores sobre o tema e trabalhos envolvendo a comunidade. A mostra está programada para os dias 5 a 9 de julho, das 8h às 17h, em todas as escolas do município.

O projeto é desenvolvido com alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental matriculados em uma das 65 unidades escolares de Barra Mansa. Segundo os organizadores, a mostra tem como um dos objetivos a inclusão do estudo da História da África e da cultura afrobrasileira nos currículos escolares, conforme a determinação da lei 10.639, do Ministério da Educação. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Maria de Fátima Lima da Silva, diversas ações vêm sendo realizadas com este objetivo.

– A Assepir desenvolve diversas ações relacionadas à lei federal. Várias secretarias estão trabalhando com projetos relacionados ao tema, mas estamos focando a educação por ser um canal importante para a disseminação da igualdade racial – disse Maria de Fátima, que completou: “A partir da educação mudamos conceitos, trabalhamos a não discriminação, a diversidade e a igualdade racial”. Segundo Maria de Fátima, a proposta é dar continuidade a esta iniciativa, através da execução de projetos pedagógicos em todas as unidades escolares do município.

O prefeito Zé Renato (PMDB) afirmou que estas ações contribuem para a formação da opinião e da postura dos estudantes. Segundo ele, através deste trabalho de conscientização nas escolas as crianças se tornam multiplicadores das ideias contra a discriminação racial.- Nossa intenção é conscientizar os estudantes sobre a necessidade de conhecer a cultura afrobrasileira, uma vez que os negros tiveram um papel importante na formação do país. Através da educação mudamos a história do país. Por isso, investir na educação é sempre muito importante.

A partir da conscientização conseguimos estimular e incentivar novos multiplicadores – ressaltou o prefeito. Para o encerramento da mostra pedagógica, previsto para a próxima semana, os estudantes farão apresentações de música, dança, teatro, culinária e moda, retratando aspectos da cultura afrobrasileira.
__________________

Fonte: Diário do Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *