O objetivo do projeto é divulgar documentos históricos (textos e imagens) e resultados de pesquisas sobre a infância e sua educação, embora não se tenha a pretensão de apresentar a totalidade dos documentos para as investigações históricas, pois os dados coligidos são incompletos e a seleção de fontes depende dos problemas formulados em cada pesquisa.
A página pode ser visitada livremente, em toda a sua estrutura. Mas, para acesso aos documentos e textos internos, os interessados necessitam se cadastrar, comprometendo-se a referenciar a fonte nos trabalhos que venham a elaborar.
Estamos abertos a colaborações de pesquisadores e instituições interessados em ceder documentos digitalizados ou artigos e teses relacionados aos temas e instituições aqui focalizados.
A implantação da página “História da Educação e da Infância” é resultado do projeto “Fontes e tendências historiográficas na história da educação infantil”, que contou com apoio financeiro da FAPESP. No desenvolvimento do projeto, foram localizados e digitalizados vários documentos e realizados estudos sobre vários aspectos dessa documentação. Contou-se também com o apoio do CNPq ao projeto “Infância e educação na história: temas e fontes”, que subsidiou estágio de pesquisa em Portugal e envolveu a orientação de várias pesquisas, em cooperação com o Programa de Pos-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Parte dos documentos digitalizados está depositada na Biblioteca Ana Maria Poppovic, da Fundação Carlos Chagas, e outros foram emprestados de instituições e pesquisadores.
Saiba mais, visite a página no site da Fundação Carlos Chagas (neste link).