O direito à educação inclusiva da criança com deficiência intelectual sob a ótica do direito da antidiscriminação

Inclusive - Discriminação - Preconceito - Um boneco em vermelho aparece diante de dois grupos de bonecos grandes.Monografia da aluna de Direito da Universidade Federal de Goiás, Carolina Salvador Schmid.

Com base em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, leis, decretos, documentos internacionais, revistas, jornais, dissertações, monografias e publicações eletrônicas diversas, observou-se, em primeiro lugar, mudança de paradigma educacional adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro, passando do modelo integrativo para o inclusivo, principalmente em razão da aprovação, com status de emenda constitucional, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Constatadas bases jurídicas sólidas para a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, analisou-se o novo papel dado pelo processo inclusivo à educação especial, que não mais deve ser ministrada exclusivamente em ambientes segregados, e sim através do atendimento educacional especializado, no turno inverso ao da escolarização, realizado tanto na própria escola regular quanto em escolas ou instituições especializadas.

Verificou-se, por fim, que institutos do direito da antidiscriminação, como a discriminação direta (intencional) e indireta (não intencional), podem contribuir para uma nova concepção de educação e, consequentemente, auxiliar na efetivação do direito à educação, em ambientes regulares, destas crianças.

Leia mais em:  http://www.apabb.org.br/admin/files/Artigos/odireitoaeducacao.pdf

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