Mais um medicamento para melhorar a cognição em síndrome de Down está sendo estudado na França

Logotipo da Fundação Jêrome Lejeune.O laboratório NovAliX anunciou que estabelecerá uma parceria para colaboração em pesquisas sobre síndrome de Down com a Fundação francesa Jêrome Lejeune.

O laboratório usará seus conhecimentos e capacidades em química medicinal e biologia estrutural para desenvolver uma pequena molécula que poderá afetar a síntese de beta-cistationina (CBS). A inibição de CBS que existe em maior quantidade em pessoas com sídrome de Down tem sido associada com a restauração de comprometimento cognitivo em modelos animais que apresentam a trissomia.

“Estamos entusiasmados para avançar com os nossos programas de pesquisa para o tratamento da trissomia 21, tirando proveito da especialidade do NovAlix no desenho de estrutura de medicamentos e capacidade de trabalhar com metodologias de última geração”, disse o Dr. Henri Bléhaut, Diretor Científico da Fundação Jérôme Lejeune.

Stephan Jenn, presidente da NovAliX, disse: “estamos muito satisfeitos em investigar uma abordagem nova de pesquisa em síndrome de Down (trissomia 21) e apoiar a Fundação Jérôme Lejeune em seus esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down”.

Sobre a síndrome de Down (Trissomia 21)
Trissomia 21, é a mais comum de deficiência genética intelectual, produzindo deficiência intelectual em níveis variados. É causada por uma irregularidade cromossômica: Enquanto a maioria dos seres humanos têm 46 cromossomos divididos em 23 pares, na Trissomia 21 as pessoas têm um terceiro cromossomo adicionado ao par 21. O cromossomo extra produz uma superabundância de elementos químicos, causando desequilíbrios funcionais por todo o corpo. Agora sabemos como tratar e curar muitas questões de saúde associadas a trissomia 21, mas ainda precisamos combater as causas da deficiência intelectual.

A Fundação Jérôme Lejeune
Criada em 1996 e reconhecida como sendo de Interesse Público, a Fundação Jérôme Lejeune trabalha na pesquisa de genética em deficiência intelectual: Trissomia 21 (Síndrome de Down), síndrome de “Cri du chat”, Síndrome do X Frágil, monossomias … A fim de encontrar um tratamento no futuro para curar pacientes com deficiências intelectuais, a Fundação Jérôme Lejeune financia cerca de 40 programas de pesquisa em todo o mundo a cada ano. Na França, é o maior provedor de fundos para pesquisas sobre Trissomia 21 (Síndrome de Down). A Fundação também criou o Instituto Jérôme Lejeune considerado como o principal elo entre pacientes e pesquisas de doenças genéticas da inteligência. O instituto oferece consultas médicas especializadas para a deficiência intelectual genética: diagnóstico, tratamento, prevenção de deficiências múltiplas, informação às famílias e formação profissional. A Fundação Jérôme Lejeune é totalmente mantida por doações privadas. Esta colaboração com NovAliX ocorre através do programa CiBleS21.

Sobre NovAliX
O laboratório NovAliX desenvolve tecnologias de base química e biofísica para apoiar as necessidades da indústria farmacêutica da descoberta à fabricação. Com tecnologia SPR, cristalografia de raios X de proteínas, espectrometria de massa e química supramolecular, o NovAliX oferece serviços integrados abrangentes para a descoberta de pequenas moléculas de drogas. Com avançadas tecnologias de RMN, o NovAliX fornece caracterização de produtos biológicos, análise minuciosa de APIs e estudos de polimorfismo para apoiar o desenvolvimento farmacêutico e equipes de fabricação. O NovAliX Group, uma equipe de 120 cientistas, está localizado em Strasbourg-Illkirch (França) e Heidelberg (Alemanha).

2 Comments

  1. A Fundação Francesa Jêrome Lejeune, e o Laboratório NovaLix o meus parabens e o meu agradecimento pela parceria. A Fundação Francesa Jêrome Lejeune e ao seu fundador, Dr jêrome Lejeune, a minha eterna gratidão pela tão significativa descoberta. Tive o prazer de conhece-lo pessoa simples, e carismática. Hoje onde ele estiver esteja iluminando seus sucessores.

  2. Ola, Equipe Inclusive: Gostei de entrar no site e ler novidades em SD, mas me preocupa a maneira como as informaçoes chegam pra familias de baixa instruçao, pois podem, como as vezes acontece, de encontrarem o MILAGRE na medicçao: salvar o filho da trissomia do 21….imagino que toda informçao sobre medicaçao tem que ter criterios e cautelas, mas sou fã de pesquisas e adotamos dentro do projeto que coordeno: http://www.dingdown.com.br, FAMERP-FUNFARME- Sao Jose do Rio Preto- SP- e quero parabenizar pelo belo site, vou coloca-lo dentro de nossas noticias. Saudaçoes. Lana Bianchi- Ding-Down

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *