Lideranças do movimento das pessoas com deficiência apoiam Anna Paula Feminella para secretaria nacional

foto de anna paula em cadeira de rodas, falando ao microfone

Em meio às discussões de cargos e ministérios no futuro governo Lula e Alckmin, lideranças das pautas de direitos humanos especialmente em relação às pessoas com deficiência, vêm defendendo o nome de Anna Paula Feminella para ocupar a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O nome da catarinense  tem circulado em mensagens de grupos de WhatsApp, sendo muito festejado entre ativistas da causa.

Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública, Anna Paula Feminella é cadeirante, ativista de Direitos Humanos desde os anos 90, feminista, pesquisadora e servidora pública. No governo Dilma, trabalhou na Secretaria-Geral da Presidência da República coordenando o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência e participou da avaliação e monitoramento do Plano Viver Sem Limite. Na Escola Nacional de Administração Pública contribuiu para a instituição do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap e colabora com a capacitação de servidores públicos sobre gestão inclusiva de pessoas com deficiência na administração pública, planejando eventos de capacitação, ministrando cursos, palestras e elaborando conteúdos nas áreas.

 

Nos últimos anos criou e coordena a rede informal de Inclusão na Administração Pública e tornou-se pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz no projeto de Atenção Primária à Saúde das Pessoas com Deficiência. É coautora do livro “Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência Comentada”, organizado pela Feac: Campinas, 2017, entre várias outras publicações.
A Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência sempre teve titulares com deficiência. Atualmente é ocupada por Claudio Panoeiro, advogado cego.

 

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *