Episódio 14/2024
30/04
O Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais) é comemorado em 24 de abril e este é o tema do Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 30/04. Foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Mas, só em 22 de dezembro de 2005, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.
As pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 13 de dezembro de 2006 e pela Lei 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), mas apesar dos avanços ainda são muitos os desafios enfrentados pela comunidade surda.
A nossa convidada para essa conversa é Heloise Gripp Diniz, Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Possui graduação em Letras Libras licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Professora assistente do Departamento de Letras Libras da UFRJ. Tem conhecimentos na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura linguística e gramatical da língua de sinais brasileira – libras, cultura e identidade surda, processo de tradução – libras/português, tradução cultural, variação e mudança linguística. Possui experiências profissionais na área da educação básica, do magistério superior e da interpretação/tradução em Libras/Língua Portuguesa da modalidade escrita nas áreas da literatura e da linguística, em língua de sinais americana e em Sinais internacionais. É autora do livro “A História da Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros”.
O bate-papo vai contar com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: http+s://www.youtube.com/@acessandolucilia5059
E também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube: (youtube.com/c/Censuralivre), no Facebook facebook.com/webradiocensuralivre-e/), no site (www.clwebradio.com) e no aplicativo: RadiosNet (http://l.radios.com.br/r/100204).