Evento teve início no domingo, 14. Delegações de todas as regiões do país estão reunidas para debater propostas para um futuro mais inclusivo. Presença de Lula foi confirmada na tarde desta terça-feira
A solenidade de encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, nesta quarta-feira (17), a partir das 11h. Na ocasião, será apresentada a Carta de Brasília, com recomendações deliberadas pelos participantes do evento. Além disso, serão anunciadas entregas do Governo Federal para a população com deficiência.
Em sua quinta edição, a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência volta a acontecer após oito anos de hiato. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”, a atividade foi convocada em abril de 2023 e ocorre após as etapas municipais, estaduais e livres.
A programação começou na segunda (14) e termina nesta quarta-feira (17), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), com a participação de cerca de 1,2 mil pessoas, entre 720 delegados de todo o país, conselheiros, movimentos sociais, gestores e autoridades públicas. A atividade é realizada por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto a Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
Integram os eixos temáticos da conferência: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e Acessibilidade; e Os desafios para a comunicação universal.
O evento conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Senado Federal, com patrocínio da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC