O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 22/10, traz para debate o combate ao preconceito e aos estereótipos contra as pessoas com nanismo que se manifestam de diversas maneiras. Alvos de discriminações e desrespeitos, ainda têm que lidar diariamente com desafios como falta de acessibilidade e inclusão.
25 de outubro é o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. A data foi instituída pela Lei Federal 13.472/2017, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema, promover oportunidades de trabalho dignas e construir políticas públicas que assegurem a acessibilidade e autonomia. No Brasil, o nanismo foi incluído no rol das deficiências físicas por meio do Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, já que a condição afeta a função física e provoca impactos significativos na interação com as barreiras do ambiente.
Os nossos convidados para esta conversa são:
Emmanuel Castro, codiretor da Vale PCD, primeira ONG voltada para o protagonismo PCD LGBTQIA+ no Brasil, focada também em impactar positivamente a comunidade nas áreas de acessibilidade de espaços eventos, saúde e mercado de trabalho; cineasta, militante pela diversidade e estudante de psicologia.
Rebeca Costa, mulher com nanismo, advogada, coordenadora de acessibilidade, palestrante; presta consultoria através de sua empresa, Looklittle, para pessoas com deficiência. Sua página no Instagram reúne mais de 100 mil seguidores.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.
Agora o nosso programa também esta sendo retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.