O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 18/03, traz para a roda uma conversa sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. O tema da campanha de 2025 é: “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”.
A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e o Movimento de Autodefensores adaptaram a mensagem da Down Syndrome International, organização internacional que defende os direitos das pessoas com síndrome de Down, para refletir melhor a nossa realidade e necessidades. O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre a síndrome de Down e a importância da inclusão e do apoio para as pessoas nessa condição. Além disso, ressalta a necessidade de governos e comunidades aprimorarem os sistemas de suporte para garantir que todos tenham acesso a recursos adequados para uma vida plena e inclusiva.
No dia 21de março acontece na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a 13ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down. O Brasil será representado pela autodefensora Geórgia Baltieri, da FBASD e Laís Silveira Costa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP/Fiocruz. O propósito do evento, que vai contar com a presença de autodefensores, apoiadores, funcionários governamentais e da ONU, além de representantes de ONGs de diversas partes do mundo, é compartilhar conhecimento, experiências e boas práticas, visando a promoção de um ambiente mais inclusivo e justo para todas as pessoas.
Os nossos convidados são:
Bia Reis, jovem com Síndrome de Down, moradora de Rio Claro (SP/), 28 anos, artesã e empreendedora.
Cláudio Barros Vieira, psicólogo clinico, com ênfase na análise do comportamento, formado pela Universidade do Vale do Itajaí; possui especialização em análise do comportamento e é pós-graduando em neuropsicologia, avaliação e reabilitação neuropsicológica. Tem capacitação para trabalhar com os autodefensores e também atua na AAPD – Associação Amor pra Down, nas unidades de Balneário Camboriú e Itajaí (SC).
Kelly Cristina de Melo, Mestre e doutora em Geografia, pela USP; pedagoga, especialista em educação Inclusiva, tecnologias assistivas e neuropsicopedagogia, e também em Direitos Humanos, Saúde, Acessibilidade e Inclusão pela Fiocruz. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jundiaí (Biênio 2023/2025). Mãe de Luisa e Gael, que tem T21.
Stephanie krubinik Braganholo, 29 anos; diretora do grupo de Autodefensores da Região Sul, autodefensora pela Associação Amor para Down, palestrante, expedicionária no grupo do Instituto Cromossomo 21. Já teve várias experiências profissionais no mercado de trabalho e cursos de formação e capacitação profissionais. Atualmente cursa teatro e participa ativamente das atividades da AAPD.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204.
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.