O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 24/06, traz para a roda uma conversa sobre a fibromialgia, uma condição crônica que afeta milhões de pessoas, causando dor generalizada e persistente, sensibilidade aumentada em várias partes do corpo, fadiga, distúrbios do sono e problemas cognitivos. A fibromialgia é mais comum do que se imagina, atingindo cerca de 3% da população brasileira, com mulheres sendo mais propensas a desenvolvê-la – de cada 10 pacientes com a doença, 7 a 9 são mulheres.
Provocado pela realização da EXPOFIBRO, feira de artesanato, cultura e gastronomia que acontece no dia 25/06 em Niterói, onde a fibromialgia é reconhecida como deficiência (Lei Municipal nº 3915/2024), o episódio desta semana também vai abordar sobre esta iniciativa inédita promovida pela Associação dos Fibromiálgicos, Amigos e Parentes de Niterói (AFAPNIT).
A EXPOFIBRO tem como proposta criar alternativas reais de geração de renda e inclusão produtiva para quem enfrenta barreiras cotidianas no acesso ao trabalho formal. Para quem vive com fibromialgia ou outras condições incapacitantes, a falta de renda não é apenas uma questão financeira: ela compromete o acesso à alimentação adequada, tratamento médico, medicamentos e o bem-estar geral.
As nossas convidadas são:
- Bia Komatsu , membro da AFAPNIT e defensora dos direitos de pessoas com deficiências invisíveis, como a fibromialgia. Arquiteta e urbanista com atuação em acessibilidade em eventos, rede hoteleira e voluntariado.
- Kaká Freitas, referência no ativismo dos direitos das pessoas com fibromialgia e integrante da equipe de coordenação da AFAPNIT. Diretora do Coletivo Libélulas, onde conduz oficinas de escrita criativa e apresentações circenses com mulheres, abordando temas femininos e de empoderamento. Kaká também produz cordéis sobre fibromialgia e promove ações de educação em saúde para informar e combater o preconceito sobre a síndrome.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204.
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.