Instituto Superior Vera Cruz lança curso de educação inclusiva

Curso visa, sobretudo, preparar profissionais da educação de escolas regulares a trabalhar com crianças e adolescentes com algum tipo de  deficiência, conforme determinação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada no país em maio pela Câmara dos Deputados. Inscrições até 30 de julho.

O Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE) acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo de seu primeiro curso de pós-graduação em Educação Inclusiva. Com duração de três semestres, o curso é voltado para a formação de profissionais da educação, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e áreas afins para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. As inscrições se encerram no final desse mês.

A formação de profissionais capacitados se constitui em um pré-requisito para a adaptação dos colégios, tendo em vista a ratificação em maio, por parte da Câmara dos Deputados, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, estabelecida pela ONU. Ela determina que as escolas regulares estejam aptas a atender crianças e adolescentes com deficiência, junto com colegas sem nenhuma limitação.

Com a coordenação de Marília Costa Dias e Liliane Garcez, o curso de pós-graduação em Educação Inclusiva  do ISE Vera Cruz irá abranger a História e os fundamentos da educação inclusiva, bases neurológicas do desenvolvimento humano, gestão da escola e da sala de aula, prática da educação inclusiva e dificuldades de aprendizagem, Transtorno Global do  Desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e as contribuições da psicologia, da fonoaudiologia e da terapia ocupacional.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país 2,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência com idade para frequentar alguma etapa da educação básica. Contudo, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que, no ano passado, havia apenas 654.606 matrículas, somando os alunos de escolas especiais e inclusivas. Isso significa que apenas 23,6%, ou um quarto da população citada, está estudando. E no universo das que frequentam as salas de aula, apenas 46,7%, menos da metade, estão em escolas regulares.

Currículos:

Marília Costa Dias

Pedagoga formada pela UFRGS e mestranda em Educação na FEUSP. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e Gerente Técnica da APAE de São Paulo. Foi professora do EF I e orientadora da 4º série na Escola da Vila, e coordenadora pedagógica do EF I na Escola Projeto Vida; orientadora Consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do EF II, e nos programas Parâmetros em Ação, TV Escola e Escola Ativa. Atuou em instituições do terceiro setor, como coordenadora pedagógica na Fundação Projeto Travessia, e na capacitação de educadores sociais no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT). Atuou em diversos projetos de capacitação continuada de professores da rede pública e particular.

Liliane Garcez

Psicóloga pela IPUSP e administradora pública pela EAESP-FGV, doutoranda na área Estado, Sociedade e Educação na FEUSP. Foi coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia. Participou da discussão e sistematização do Plano Estadual de Educação. Foi professora de curso de pós-graduação na Faculdade Interlagos e de licenciatura na FEUSP. Participou da Pesquisa sobre políticas públicas em educação no município de Diadema sob o título “Educação Inclusiva: o desafio de ampliar o atendimento com qualidade e a formação docente” financiado pela FAPESP. Exerceu o cargo de Assessora Técnica de Área da Secretaria Municipal de Educação de Suzano. É integrante da Coordenação Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva desde 2001. É parecerista “ad hoc” da  EDUSP desde 2004. Realiza projetos de assessoria em escolas da rede pública e privada em Educação Inclusiva e cursos de formação de professores na área de Educação, educação inclusiva, gestão e psicologia da educação. Participa da discussão e sistematização do Plano Municipal de Educação de São Paulo e do grupo de trabalho sobre Educação do Movimento Nossa São Paulo. É membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Atualmente é coordenadora da Área da Educação da APAE de São Paulo.

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SERVIÇO

Vagas disponíveis: 40 vagas

Carga horária: 390 horas/aula

Dias e horários: segundas e quartas-feiras, 19hs às 22h. Um sábado por mês, no 1º e 2º  semestres, das 9h às 12h

Inscrições: até 30 de julho

Taxa: R$ 45,00

Documentos para a inscrição:

1.RG (1 cópia)

2.Formulário de inscrição e currículo preenchidos, disponíveis on-line

(http://www.veracruz.edu.br/documentos/ficha_posgraduacao.htm) ou na Secretaria do ISE Vera Cruz.

Local e horário de atendimento:

Secretaria do ISE Vera Cruz
Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina
tel: 3838-5992
de 2ª a 6ª feira, das 13 às 22 horas.

Início das aulas:
5 de agosto

Maiores Informações no site:
www.veracruz.edu.br/ise

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