Atando laços e desatando nós: reflexões sobre a função do acompanhamento terapêutico na inclusão escolar de crianças autistas

Inclusive - corujinha - produção acadêmica.

Atando laços e desatando nós: reflexões sobre a função do acompanhamento terapêutico na inclusão escolar de crianças autistas, por Luciana Sime Parra. Universidade de Brasília.

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RESUMO/ABSTACT
A vivência com crianças autistas, principalmente em atividade de Acompanhamento Terapêutico (AT), inspirou a realização deste estudo, que tem como proposta refletir sobre a função do AT na inclusão escolar dessas crianças. Em primeiro lugar, realiza-se breve resgate do contexto histórico de surgimento do AT. Em seguida, delineia-se o caminho percorrido pelo AT desde que surgiu na América Latina até sua chegada ao Brasil. Discute-se a respeito das expressões utilizadas para nomear a prática e são traçados os pressupostos nos quais se baseiam o presente trabalho, refletindo-se sobre a função do AT a partir de conceitos criados por Winnicott. Posteriormente, introduz-se o tema do AT com crianças e são apresentadas três instituições uma estrangeira e duas brasileiras importantes por trabalharem com princípios adotados na prática que motivou este estudo: École Expérimentale de Bonneuil-sur-Marne, fundada na França, Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, em São Paulo e Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), em Recife. Introduz-se a questão da Inclusão Escolar e apresenta-se o tema do AT com crianças nesse contexto. Há o relato de duas experiências de AT com crianças autistas. Por fim, reflete-se sobre o AT e a Inclusão Escolar a partir da articulação entre seus pressupostos e as experiências relatadas. Discute-se a importância de o at acompanhar a criança autista na escola com uma postura de estar-junto, de oferecer uma presença afetiva. Esse acompanhar acaba por se estender a toda a rede que envolve a criança, com a qual o at estabelece laços que serão fundamentais para desfazer alguns nós que atam o processo de inclusão escolar.

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