A nova versão do blog Indicadores da Qualidade na Educação: ampliando a participação na avaliação educacional pretende trazer o debate sobre avaliação educacional, intrinsecamente ligado às disputas pelo conceito de qualidade na educação.
A Ação Educativa defende a necessidade de que as políticas de avaliação possam ir além das políticas de larga escala, incorporando outras dimensões e processos avaliativos que envolvam a participação das comunidades escolares e captem desafios referentes às desigualdades educacionais, aos insumos (condições de contexto e funcionamento das instituições educativas) e às práticas pedagógicas.
Segundo Claudia Bandeira, coordenadora dos Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental, “uma política de avaliação da educação nacional unicamente atrelada ao Ideb não considera, na discussão sobre qualidade educacional, os insumos, os processos e as desigualdades. Essa política tem aumentado a pressão sobre os profissionais da educação para alcançar metas e resultados, com implicações nas práticas de sala de aula, inclusive no que se refere à redução do currículo escolar. Além disso, estimula o ranqueamento e a competição entre as escolas, bem como contribui para aprofundar desigualdades no sistema e redes educacionais”.
Os Indicadores da Qualidade na Educação foram desenvolvidos com o objetivo de construir e disseminar um conjunto de indicadores educacionais qualitativos, de fácil compreensão, capaz de envolver os diferentes atores da comunidade escolar – estudantes, professores/as, gestores/as, familiares, funcionários/as, representantes de organizações e movimentos sociais etc. – em torno de uma avaliação participativa. Na perspectiva de criar condições efetivas para a democratização da escola, a metodologia foi concebida para que a comunidade reunida possa avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados.
Além da nova identidade visual, o blog tem como destaque a coleção Indicadores da Qualidade na Educação composta pela 4ª edição dos Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental (2013), os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009), e Os Indicadores Relações Raciais na Escola (2013).
O blog traz uma nova seção, Planos&Indiques, com subsídios para o uso da metodologia de autoavaliação participativa em processos de construção e revisão de Planos Municipais e Estaduais de Educação. Há disponível para download o guia O uso da Coleção Indicadores da Qualidade na Educação em Processos Participativos de Construção e Elaboração de Planos de Educação. Esta publicação faz parte da coleção De Olho nos Planos, lançada em maio de 2013. A iniciativa De Olho nos Planos procura estimular, sistematizar e divulgar processos participativos de construção e revisão de Planos de Educação de estados e municípios brasileiros. Para saber mais, acesse: www.indicadoreseducacao.org.br