Episódio 28/2024
Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das mais avançadas legislações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no mundo, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 18 anos no dia 07/08. Apesar da sua importância na luta pela defesa dos direitos das mulheres, crimes como feminicídio, agressão, ameaça, perseguição (stalking), violência psicológica e estupro crescem a passos largos no país. Dados divulgados em julho no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostraram números preocupantes em relação à violência: 3.930 mulheres morreram por homicídio, mais de 200 mil mulheres foram agredidas no contexto doméstico e ao menos 199 mulheres foram estupradas todos os dias.
O aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás” é o tema do Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, dia 13/08. As nossas convidadas para essa conversa são as coordenadoras da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência (FNMD):
Gisele Costa, paraense, advogada, jurista, ativista da inclusão; Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito de Família-IBDFAM-PA; membra da Comissão de Implementação da Política de Acessibilidade na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA; da Inclusive News; da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes; da Comissão da COP 30 da OAB-PA e líder do Comitê da Inclusão da Pessoa com Deficiência do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Belém.
Josiane França, gaúcha, faz parte do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão- MBMC; do Vidas Negras com Deficiência Importam- VNDI; integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre; do Coletivo de Extensão e Pesquisa Anticapacitista – CEPAC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; comentarista de políticas sociais do programa “Sábado Meio Dia”, da Web Rádio Inclusiva.
Rosana Lago, baiana, graduada em administração e graduanda em Direito – Faculdade Estácio de Sá; conselheira do Comped – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Salvador, coordenadora Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador – Cocas, membra da Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil e da Coalizão Nacional de Mulheres.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.