Histórias de uma mãe angelman – Parte 2
Histórias de uma mãe Angelman – Parte II Dr. Aluísio me indicou um caminho e por ali eu...
PELO DIREITO DE SER QUEM SOU
Artigo discute aspectos jurídicos e políticos de expulsão de aluno autista por escola particular de Brasília e subsequente condenação judicial a indenizar.
Carta de Beirute – Uma mãe de autista fala da adaptação à vida do lado de cá
Nesse 2 de abril, Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo, Ana Nunes fala sobre a experiência de ser mãe de uma criança com autismo.
A chacina do bom senso
Nova chacina cometida em solo norte-americano viraliza noções erradas sobre o autismo, doença mental e homicídios. Antes de concluir pelo quer que seja, deve-se tentar evitar outra chacina, essa contra o bom senso. Por Lucio Carvalho, da Inclusive.
Labirinto tropical
O fiscal da prefeitura virou apenas os olhos pequenos e brilhantes, olhando pelo canto deles, e falou com os lábios semicerrados: “E agora, doutor, como resolvemos isso?”.
Eu era feliz e não sabia
Já era muletante (pessoa que usa muletas) há oito anos, fui obrigado, por uma cirurgia no ombro, a substituir temporariamente muletas por cadeira de rodas.
Demolindo preconceitos, re-conhecendo a intolerância e a desinformação
Que tal, implicado ao Plano Brasil Sem Miséria, termos um plano ativo de um Brasil Livre dos Preconceitos? ou isso nos custa, individual e coletivamente, um esforço que vai além dos recursos econômicos? Por Jorge Marcio Pereira de Andrade.
Atendimento aos doentes, dever do Estado
A questão do atendimento aos doentes não é apenas daqueles que em semelhante situação sentem a necessidade de um socorro médico imediato, mas se estende, igualmente, àqueles que dependem de medicamentos cujos preços elevados vão além de seus orçamentos. Por Hélio Bicudo.
Carta do Deputado Jean Wyllys – Uma Ode ao Estado Laico
Em carta aberta, o Deputado Federal pelo PSOL do RJ, Jean Wyllys, faz a sua ode ao estado laico.
O estado brasileiro e o (des)respeito aos direitos humanos das mulheres
Por Aarão Miranda da Silva. O presente texto parte das recentes notícias veiculadas pela mídia nacional sobre violência contra as mulheres.
A violência é uma péssima pedagoga
Por Jorge Marcio Pereira de Andrade. "Percebo, pela intensa espetacularização global, que nos preocupamos com a dissecção da mente do criminoso. Buscamos explicar "o que tinha na cabeça o jovem Welligton" e, explicar sua "loucura" através de seu texto sobre a impureza dos Outros. Esquecemos de dizer que a banalização da violência é decorrência direta da banalização das injustiças sociais. Esquecemos rapidamente dos moradores do Morro do Bumba, das favelas e suas palafitas, das milícias, dos tráficos, das condições sociais e políticas onde vivemos essa violência nossa de cada dia."
Cegos e surdos à discussão
Por Andrei Bastos. "A impressão que se tem é que existe um antagonismo absoluto entre escolas especiais e educação inclusiva. Pode até ser que existam grupos entrincheirados de um lado e de outro, cegos e surdos a argumentos contrários, o que será lamentável."