A internet é revolucionária
A internet é revolucionária. Criou novas formas inteligentes de lidar com a informação (imagem – animação de dedo...
Os caminhos de Edgar Morin
Vida pessoal, filosofia, futuro e morte são alguns dos temas abordados por Edgar Morin em "Meu caminho", composto de longas entrevistas concedidas à jornalista Djénane Kareh Tager. É a dica de leitura da semana da Inclusive.
Eu, também: diferente como ele mesmo
Se há filmes que podem ser categorizados em filmes sobre a deficiência intelectual, "Yo También" deve ficar fora desta lista. Por Lucio Carvalho, da Inclusive.
Milk – A Voz da Igualdade
"(...) Tem que dar esperança. Tem que dar esperança." Assim termina o filme Milk - A Voz da Igualdade, dica de filme da semana da Inclusive.
Oliver Stone e seu road movie político
Em Ao Sul da Fronteira, Oliver Stone visita países como Venezuela, Equador, Bolívia e Brasil como quem deseja desfazer ideias preconceituosas. Publicado no Estado de São Paulo.
“Preciosa”, a obra original de Sapphire
O romance escrito por Sapphire foca toda a vida da garota, desde quando teve sua primeira filha, aos 12 anos, e que sofre de síndrome de Down, até a segunda gravidez e suas consequências. Resenha do site Cinema com Rapadura.
Criação
A contribuição de Darwin não diz respeito ao século XIX e a Teoria da Evolução segue sendo uma das mais potentes descobertas científicas de todos os tempos. Sua falta de popularidade e o grau de desconhecimento sobre aquilo que, da fato, Darwin comprovou se explicam pelo fato de que a evolução é, em si mesma, uma “ideia perigosa”. Por Marcos Rolim.
Direitos humanos, democracia e república – homenagem a Fábio Konder Comparato
A dica de leitura da Inclusive dessa semana é o livro organizado por Maria Victoria de Mesquita Benevides, Gilberto Bercovici e Claudineu de Melo "Direitos humanos, democracia e república - homenagem a Fábio Konder Comparato". O livro reúne a colaboração de mais de 40 pessoas, entre juristas, estudiosos e militantes de direitos humanos. A edição é da Quartier Latin.
Não existem perguntas imbecis
O astrônomo Carl Sagan é considerado por muitos o maior divulgador da ciência no séc. XX. Além de seus trabalhos científicos, dedicou um grande esforço à divulgação científica através da série televisiva Cosmos e também do filme Contato, baseado em livro homônimo. Felizmente há excelentes traduções dos livros de Sagan feitas no Brasil e que foram publicadas pela Companhia das Letras. O trecho abaixo é um exemplo de sua clareza de espírito e profunda compreensão do lugar do ser humano na história do Universo. O trecho aborda o papel da educação e seus desafios diante de uma sociedade que precisa estar atenta ao que importa para o seu desenvolvimento. É um convite a sua leitura e ao encontro de um ser humano apaixonado pelo homem e pelo conhecimento. Lucio Carvalho, da Inclusive.
O meu Mandela
“Invictus” é apenas aparentemente um filme sobre Mandela. Há passagens que não são biográficas e há informações centrais para a compreensão do processo de luta e superação do apartheid (...) Por Marcos Rolim.
Ser e ter
O filme se passa na pequena comunidade de Aubergne em uma escola bem distinta da realidade da educação brasileira. Existe apenas um professor e uma sala de aula com 12 crianças que tem de 4 a 10 anos. Da Com Ciência.
Lutando por Direitos
Usando a alegoria de um cabritinho chamado “Direitos”, a história de Cícero mostra como é difícil recuperar algo de que uma pessoa muitas vezes nem deseja se desfazer. A dica é do Portal Pró-Menino.